Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Metablogagem - Ensinar a blogar: Empolgação ou instinto? (parte 1)

Empolgação ou Instinto? O que leva o blogueiro a querer compartilhar a sua experiência? De repente você está fazendo aquilo que queria fazer há tempos e vê resultados... E resolve compartilhá-los. Ou é mesmo um instinto nato do blogueiro? 
Enquanto não tenho ainda a resposta, vou em frente...
Com um blog de apenas 51 dias, já tenho postado aqui algumas linhas contando a minha saga de blogueiro! (Menos, menos, professor!...)
Pois é isso mesmo! Humildade acima de tudo, transparência no trabalho, vontade de aprender cada vez mais e trabalho árduo são virtudes que devem ser somados àquelas citadas nas postagens anteriores.
Falei das qualidades e virtudes daquele que resolve se embrenhar neste universo. Falo agora da ferramenta que vai ser usada para criar o seu blog. Conheço amigos que têm comunidades fantásticas no Orkut, sites e blogs - e que desenvolvem o trabalho em lan house, ou seja, não têm um pc em casa ou no trabalho. 
Admiro a persistência, a tenacidade desses heróis. Mas uma máquina disponível, de próprio uso, num ambiente tranquilo facilita muito. Isso porque organizando pastas por assunto, pastas de fotos e tendo seus programas adequados para realizar o trabalho o ganho de tempo é bem maior. E se se tem um local adequado para trabalhar você pode avançar nas horas noite adentro. Creio eu que as melhores matérias dos blogs são feitas de madrugada, horário em que produzimos mais. No meu caso é assim!
Quanto à principal ferramenta de trabalho, o PC, este não precisa ser nenhuma super máquina. Claro que se você tiver condições de ter uma, é melhor. Mas o que é preciso mesmo é que tenha intimidade com essa que você tem aí, conheça seus chiliques e saiba lidar com eles. Segurança no  guardar seus arquivos. Um hd extra ou pendrives. Faça um back up dos mais importantes para garantir seu material num caso de uma pane.
Uma boa conexão é o ideal. Eu uso uma de 300 Mbps via cabo que não deve dar nem 100 Mbps na média, mas é estável (isto é, quando os vírus estão sobre controle...)
PC amigável e conexão estável.
Tem um detalhe a mais: não há necessidade de ser um expert, creio que não, pois não sou, mas é preciso conhecer um pouco de manejo da plataforma operacional, para usar de forma prática todos os recursos disponíveis. Um pouquinho de tino também, para lidar com os vírus a que se vai estar sujeito e que, convenhamos, nos deixam com os cabelos brancos (Os meus já estão todos brancos!...).
Mas não se assuste tanto com vírus, com o tempo você aprende a se livrar deles ou a conviver com eles, e até entender a cabeça daqueles que os criam, ficando menos sujeito ao seu ataque permanente. 
Particularmente, consigo ficar várias semanas tranquilo, até que surge uma nova ameaça e crio uma estratégia para me livrar deles e assim vou levando a vida.
Antivírus? Qual é o melhor? Posso dizer que não conheço melhor. Tem piores. Mas algumas estratégias de uso da máquina podem livrar-nos de muita dor de cabeça usando um menos ruim. No meu caso ainda uso um Windows XP e alguns programas básicos de edição dos quais ainda falaremos mais adiante..
Resumindo, falei aqui do computador e da conexão estável. Na próxima vou lhes contar o meu principal segredo, a minha terceira ferramenta!... Fiquem antenados.
Abraço a todos! - Profex

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...