Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Metablogagem - Plataformas para blogar(parte 1)


Nesses tempos de muita informação -graças a Deus!-, fica difícil para nós, leigos, encontrarmos as respostas para nossas dúvidas. Sentimo-nos como aquela mulher vaidosa diante de uma vitrine de calçados, cada um mais bonito do que o outro. Coitado do vendedor que vier atendê-la!...
Estou preparado e resolvi ser um blogueiro, eis agora o dilema: que plataforma escolher para criar e hospedar meu blog?
O número de plataformas cresce a cada dia e consequentemente, as nossas opções. Estarei de plantão acompanhando para os leitores, as informações deste intrincado, momentoso e competitivo nicho da internet, a blogosfera.
Vou citar várias plataformas para efeito de ilustração. Futuramente o usuário mais curioso poderá pesquisar detalhes de cada uma delas, se tiver tempo. Começo com as 4 mais utilizadas, sobre as quais me alongarei em outras postagens trazendo em detalhes os prós e contras de cada uma delas.
Wordpress.com, Blogger, LiveJornal e TypePad são as mais utilizadas. Por que? Por oferecerem mais facilidade de utilização, layouts mais atraentes, facilidade de interligação entre blogs, possibilidade de monetização e outros quesitos, dos quais falaremos mais tarde.
Nesse rank aqui colocado, um blogueiro iniciante com um pequeno, rasteiro conhecimento técnico, poderia começar.  Com qualquer uma delas, por isso atenção, antes de começar. Aguarde nossas próximas dicas ou faça uma boa pesquisa antes, para não se arrepender depois. Cada uma delas tem suas características próprias, que vão casar com seu jeito de ser...
Eu, particulamente utilizo a Blogger e não pretendo fazer nenhuma migração e explico porque: O maior diferencial do Worpress em relação à Blogger está no layout mais arrojado e maior opção para se ganhar dinheiro com ela, sendo preferido para os blogin's (quem usa a atividade de blogar para divulgar seus negócios ou vender produtos pois o blog fica com aquele jeitão de site pago!).
E por que escolhi a Blogger? Pela maior facilidade de utilização. Com um pouco de conhecimento de html, que logo o usuário adquire com a prática diária que a tarefa exige, acaba-se fazendo páginas mais próximas da outra plataforma.
Se expliquei bem, você deve ter entendido que a Blogger é mais fácil de usar, mais intuitiva e pode ter layouts também bons, se aproximando muito do Wordpress.
Eu acho que usabilidade nos tempos de hoje é tudo, haja visto o crescimento dos navegadores Firefox e do Google em relação ao  Internet Explorer. Explica também por que o Linux não deslancha tão bem como devia. É bom pensar nisso!
Segue abaixo uma lista das demais plataformas, como prometi. Algumas delas são agregadores de blogs que dão suporte e hospedagem a seus usuários:
TypePad / LiveJornal / Blog.com / Mephistoblog / Zoundry / Comunidades.net / Squarespace / Mashable / Weblog / Jornal Live / Joomla / Webmonkey / MovableType / Vox (Six Apart's) / CodePlex / TMZ.com / Gizmodo / AutoBlog / ThatsFit / Smashingmagazine / Xoose / Xanga.com / MovableType / Vibe Journal / StyleDash / Open Service-Wikia / Brogui Blogs / diHITT / BlogBlogs / Bloggers blog.com.Pt / ...

Complemento: O BLOG VERDE trouxe nesta postagem abaixo, do Anderssauro, a seguinte informação:
O site CNN Fortune fez um ranking das redes sociais que mais cresceram e das plataformas de blogs que foram mais usadas em 2007. Usaram como critério apenas blogs hospedados em serviços americanos gratuítos, como wordpress.org, joomla, drupal, etc…
Plataforma/Nº de usuários/Crescimento no ano
Blogger         34, 104,000    58%
Wordpress    11, 440,000   444%
TypePad       10, 601,000    20%
TMZ.com        7, 107,000    10%
LiveJournal    3, 366,000    27%
Xanga.com     2, 741          42%
Thatsfit         2, 613         389%
Gizmodo        2, 135         127%
Autoblog        1, 945         122%
StyleDash       1, 947          48%
 
Na continuação desta série traremos as novidades da Google e da Microsoft dentro deste universo dos blogs. Tem coisa boa vindo aí!... 
E darei detalhes sobre as 4 primeiras plataformas citadas neste post, as mais mais no gosto de todos nós, blogueiros.
Um abraço! 

¡oƃıɯɐ ɯn ɐɹɐd ǝpuɐɯ ǝ ǝʇuǝɯoɔ ¿ʇsod ǝʇsǝp noʇsoƃ
- Profex

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."