Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Transblogando... - Homo Sapiens Vs Homo-digitalis

Neste post enooorme(!), ultrapasso -exagero no formato-, mas não no conteúdo. Texto da net deve ser curto. Sei disso. Mas arrisquei...
Faltava um algo mais completo sobre o assunto. Vai servir pra você ou seu filho usar no trabalho da escola. Convido-o a interagir comigo, metendo também a sua colher... Boa leitura!
Rotinas e subrotinas
O mundo digital não pára mais! Quanto ao ato de digitar, tenho lá as minhas dúvidas... Assustou?!.. Digo isso porque estão chegando novas máquinas com programas que obedecem ao comando de voz e digitam automaticamente.
Digitalizar é representar o mundo em bits, linguagem de código baseada nos dígitos 0 e 1, que os computadores entendem. 
Assim uma foto analógica daquelas antigas dos nossos avós, ao passar por um scanner, um leitor digital, se transforma num código, numa série de "frases" representadas por  sequências de 1 e 0, subrotinas que serão lidas como seguindo uma receita, decodificadas por outro programa. E então, como num passe de mágica, a foto surge inteira de novo! E nossos avós estão lá, podem ser reconhecidos. E, com alguns truques de photoshop, podem até dar um sorriso...
Esta é a era digital.
Tudo hoje em dia está sendo digitalizado, encriptado, zipado, escaneado... a realidade está sendo passada pelo liquidificador...
E aí dá vontade de parar e imaginar como será o mundo daqui a... 30 anos! Não, 20 anos! Você deve adiantar: -Quem sabe... 10! (ou menos ainda!...).

Internetês
O homo-sapiens virou homo-digitalis e está criando uma dimensão nova para representar e atuar no mundo. Nessa representação digital, o internetês é a moda. Serve para expressar esse mundo novo. Para se comunicar nele. Mais que moda, já faz parte do cotidiano. 
Cena comum: garotas mandam 'torpedos' pros seus amigos, trocando fotos, música e mensagens, pelo celular ou pelo computador...digitando, digitando, digitando...
Para não cansar a beleza -enquanto o comando por voz não chega!-, essa juventude apressada poupa tempo no teclado. E o internetês vai tomando conta. 
Abaixo alguns exemplos de expressões usadas nas redes sociais ou de relacionamento, como msn, twitter, orkut, facebook, etc...
Se você conhece outras, mande um comentário com sua lista para ser acrescida aqui:
a.k.a. = also know as / também conhecido como.
ag = agora
wtf = what the *? / que p* é essa?
ftw = for the win / pra vencer! / é dez!
rlz = rules / soberania
douchebag = Um imbecíl, babaca, quase um filho da ****
wtv = whatever / o que quer que; qualquer que; variantes.
omg = oh my god / oh meu Deus.
omfg =oh my fuckin god / ah meu Deus *( tradução forçada(!)
lol = laughing out loud / laugh out loud / rindo em voz alta
lmao = laughing my ass off / gargalhando, morrendo de rir
msg = mensagem
ppl = people / pessoas
9da9 = novidades
afk =away from keyboard / ausente
brb =be right back / já volto
nuss! = puxa vida! nossa!
kewl = cool / legal
afaik = as far as I know / pelo que sei
ksa = casa
btw = by the way / a propósito
bj, bjs, bjç,bjoks, abç = beijo, beijos,beijaço, beijokas, abraço
ftgw = for the greatest win / para a grande vitória
gtg = gotta go / vou sair
tc = teclar, bater babo
ic = i see / eu vejo (mas é usado no caso mais com o sentido de "entendo")
gts = go to sleep / vai dormir
hj, jg, vc = hoje, jogo, você
rs rs = sorriso, riso leve 
axo = acho
kkk, shuahshuas = risada forte, mais pra gargalhada 
t+ = até mais
cya, bye = see you later / te vejo mais tarde
Sux = sucks/ lixo, porcaria !
thx = thanks / obrigado(a)
stfu = shut the *up / cala a boca
blz, belê, bls = beleza, tudo bem
imo = in my opinion / na minha opinião
rofl = rolling on flood laughing / rolando no chão de tanto rir.
w8 = wait / espere
imwtk = inquired minds want do know = o povo quer saber!
wth = what the hell? / mas que diabos?
vlw = valeu
Noob = novato, inexperiente
cmg = comigo
neh = não é
flw = falou
Rox = rock/ legal, coisa boa
Tem mais na net
Quem quiser ver mais expressões como as acima pode passar no blog da Rê, Regina Bonelli Ribeiro, o Re...passando. Veja lá!
Se quiserem uma abordagem mais hilária, podem ver no "reclamando de tudo" da Daphine, Rodrigo e Bruno. 
Existe um trabalho mais elaborado no blog a seguir -parado desde 2007-, mas que ainda pode ser visualizado: A Linguagem na Internet , de Amanda Cristiane, Ana Cristina, Clarice Capanema, Déborah Alvarenga e Leandra Reis. 
Tem mais! A Professora Universitária de Rio Branco no Acre, Luísa Galvão Lessa faz uma excelente análise sociocultural do internetês e da vida digital. Pode conferir...
Essas dicas devem ser lidas por todos: por quem faz uso  do mundo digital e por quem está estudando.
Existem conflitos de linguagem na escola tradicional devido a invasão do internetês. Ela, a escola com seus padrões arcaicos,  ainda não conseguiu assimilar toda essa mudança para poder fazer a adaptação, a 'desencriptação' e a convergência necessária para os códigos modernos, para depois ensinar aos seus alunos. Na verdade, nem existe depois, neste mundo moderno...
E a galera não está nem aí! Esses alunos da era digital, já estão lá na frente! Acabaram de virar a esquina torpedeando os amigos com seus inseparáveis celulares...
Vlw, por enquanto!..
Transblogando 0002(Proposta doTransblogando: Criar conteúdos úteis com links direcionados a outros blogs para que você conheça o trabalho incansável desses abnegados autores e garimpeiros da blogosfera - Profex)

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."