Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Metablogagem - Usando o Rascunho do Blog

DICAS. DICAS, DICAS...
Conversando com alguns amigos blogueiros, alguns até com alguns anos de atividade, percebi que não tinham conhecimento da possibilidade de uso desse aplicativo que a plataforma Blogger nos oferece: o  RASCUNHO.
Vou dizer em poucas palavras a minha experiência com ele e já indicar como colocar no seu blog a Núvem de Tags, através dele. Escolhi a Nuvem de Tags, pois foi um gadget que eu procurei há alguns meses para instalar aqui no blog e não encontrava um jeito. E ela está disponível aqui agora, de maneira simples, através do Rascunho da Blogger. A Núvem de Tags era disponibilizada só para Wordpress e isso me encabulava...
Peraí... antes quero dizer para os novos blogueiros que o uso do Rascunho da Blogger é super legal, fácil, tranquilo e tem suas vantagens! Além de dar uma segurança, pois as postagens só sao salvas se realmente funcionarem, tem mais essa: A Blogger vai colocando nesse rascunho as novas funcionalidades, ou seja, os scripts que estão sendo desenvolvidos em primeira mão para serem aplicados no seu blog. Assim, além de mais segurança  ficamos sempre atualizados com os lançamentos da plataforma. O rascunho existe também na versão em inglês e em breve trarei dicas de como usá-la também nessa outra versão).

Como usar o Blog em Rascunho?
Va no seu navegador e digite http://draft.blogger.com, ou clique Aqui, DEPOIS de ler todo o post.
Vai abrir o seu painel do blog(se tiver um). Faça então o login normalmente. Acima dele vai aparecer uma faixa azul: "Tornar o Blogger em rascunho meu painel padrão". Clique nela se preferir assim. Eu já uso direto aqui, sem problemas e com minha experiência, aconselho o uso.
Pra você que vai usar pela primeira vez, Não vai sentir muita diferença. Tudo é 'mais ou menos' igual.  Só que com mais complementos, que irá descobrir aos poucos.
Pronto você já está usando o Rascunho do Blog. Parabéns! Vamos agora ao prometido:
NUVEM DE TAGS
É fácil instalar uma núvem de tags no seu blog. Você pode vê-la aqui no meu, na barra lateral acima do aplicativo de datas que tenho ali, o HOJE NA HISTÒRIA, veja lá, depois.
Então, mãos à obra para a instalação do seu:
1-Vá em DESIGN (o antigo Layout)
2-ADICIONAR UM GADGET 
3-Na barra PESQUISAR GADGET, digite "LABEL"
3-Clique na Opção LABEL SPHERE
4-Em TÍTULO coloque o que quiser que apareça acima dele. Pode deixar em branco, se preferir.
5-Em ALTURA, que já vem um tamanho padrão, você tem opção de mudar. Fique à vontade.
6-Em MAXIMUM NUMBER OF LABELS, escolha quantas TAGs você quer que apareça, até 1000. Aconselho poucas pois fica muito confuso o uso de muitas. Ali no meu, eu coloquei 30. Você pode ir acompanhando  enquanta digita o número que você quer.  e clica dentro do quadro aberto, a imagem vai clicando ali dentro do quadro ele vai atualizando automaticamente. Fica a seu critério, então...
7-Clique em SALVAR.
8-ARRASTE seu gadget salvo para o local que você quer que ele seja visualizado.
9-SALVE tudo (no botão vermelho do painel).
10-E já pode VISUALIZAR... e correr pro abraço!
OBS: Para o funcionamento desse elemento é preciso que você tenha preparado suas TAGs (marcadores). Se está começando seu blog e ainda não sabe o que são MARCADORES (ou não sabe como prepará-los), entre em contato comigo.
Em breve, mais dicas!

a partir de 11/07/10 
-Postado por Profex


Conte depois sua experiência, comentando este post.

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."