Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Meus Poemas - Além da lenda


Por ser perfeito e incompleto,
um paradoxo, um teorema,
foi esquecido.
Saiu de moda.
Mas está sempre por perto.
Aparece sem aviso ou esquema
e é isso que incomoda.

Por ser misterioso e sem nexo,
chega sempre de repente,
às avessas, na contramão.
Escapa do nosso reflexo, 
desnorteia a mente
e invade o inadvertido coração.

O amor não é exato, é lenda.
É o tesouro dos insensatos,
um sentimento matreiro
dos loucos sem emenda.
Mas, no sentido lato,
por ser lenda,
é verdadeiro!
Autor: Expedito Gonçalves Dias
(Escrito por  em 14-05-2001, em Varginha-MG. Não registrei a hora)
0007-Meus Poemas - Além da lenda

Mensagens do Amigo do Rádio - Nos dedos das mãos

Quantos amigos você tem? 
Uma rápida história: havia um garoto pobre, apelidado de Zunga, filho de um relojoeiro e de uma costureira de Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo. Tinha alguns amigos, corria, soltava pipas como toda criança normal. Certo dia, se envolveu num acidente na linha de trem vindo a perder parte da perna direita. Os amigos o socorreram. Apesar da dor ele não se intimidou por isso. E continuou fazendo amigos. Poucos. Mas amigos verdadeiros...
Mais tarde, em meio ao turbilhão que a meteórica ascensão do estrelato o colocou, esse garoto já adolescente conquistava seu espaço. E certo dia, mais maduro, declarou seu desejo: "Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar..." . 
Ele decidiu e colocou numa canção.  Apesar dos percalços,e das lembranças tristes, também colocadas em músicas (ver Traumas e O Divã) continuou batalhando e perseguindo seu sonho.
Pois bem, há poucos meses, o homem maduro já consagrado rei diversas vezes, realizava o sonho num Maracanã lotado no cinquentenário de carreira. E o Brasil inteiro cantou com Roberto Carlos, no dia 11 de Julho de 2009, aquela canção...
Claro que nem você, nem eu, acreditamos que RC tenha tantos amigos. Mas amealhou uma legião de fãs e admiradores do seu trabalho persistente recheado dos sonhos de milhões de brasileiros: palavras de amor sobrepostas em melodias simples que agradaram em cheio o seu público de todas as idades...

Quantos amigos com A maiúsculo deve ter o rei? Três, cinco, dez...menos de vinte, com certeza. Amigos verdadeiros são jóias preciosas. São conquistas a serem preservadas. Acreditamos que a total afinidade, a sintonia em todos os sentidos é algo muito difícil de se conseguir.
Oswaldo Montenegro em sua música A LISTA fala dessa proeza de ter, das dificuldades em manter e da dor de se perder verdadeiros amigos. Amigos, aqueles que fariam por você o que você faria por eles, incondicionalmente, prazerosamente.

Agora podemos então definir o que é a Amizade: sentimento de estima ou de solidariedade entre pessoas , de entendimento, de benevolência, que se dá de forma incondicional, sem compromisso formal e de continuidade... e prazerosa! 
A amizade tem no seu cerne a força da ação. Ela nos leva a fazer algo por alguém independente da expectativa de ter algo em troca, apenas pelo prazer de participar da vida do outro para tê-lo sempre por perto.

E vem a pergunta agora: Quantos amigos você tem?
Pois eu posso dizer de forma clara que eu tenho bem poucos. Sem hipocrisia eu posso confesar isso. E você pode conferir a sua lista. Se tem três, muito bem! Se tem mais de cinco, parabéns.
Se não tem verdadeiramente nenhum eu o convido a fazer uma reflexão sobre isso. Talvez você não tenha se aberto a possibilidade de ter amigos verdadeiros. Mas eles existem. E muitas das vezes você vai encontrá-los em ambientes diferentes daqueles de convivência diária. Talvez você os encontre poucas vezes durante toda uma vida. 
Mas se você é do tipo amigável, sem preconceitos, disponível... - a possibilidade de cruzar com essas almas-afins é bem maior.

Mais uma vez - e eu estou sempre repetindo isso! -, guie-se pela sensação de prazer e bem estar. Quando se sentir bem ao lado de alguém, busque prolongar este relacionamento. Pode ser que um amigo esteja por perto. Aí trate de conservá-lo. A nossa atuação neste planeta se dá através da somatória de parcerias, de poucos e bons relacionamentos, que podem nos levar a ter milhões de adiradores.
O contrário também é verdadeiro. Se não estiver se sentindo bem com alguém, seja gentil na justa medida e vá se afastando aos poucos. Os amigos com A minúsculo solapam a nossa capacidade e dignidade.
Eu espero que você tenha amigos contados nos dedos das mãos. Mas os tenha em qualidade! Não espere quantidade. Um milhão é coisa pra majestade, e não passa de um lindo sonho...
EU ESTOU TORCENDO POR VOCÊ!
Expedito G. Dias
Gostou desta postagem? Comente! Envie para alguem especial!
(Tentativa de colocar em texto as mensagens feitas de improviso no final do meu programa diário de rádio, o Espaço C3 - CLUBE DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA, NA 87,9 FM-Rádio Princesa do Sul-Varginha-MG)

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."