Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Trocando em Miúdos - Segundo Turno é bom?

Saindo de um domingo de eleições gerais é preciso fazer uma reflexão sobre o 'dia depois'. O resultado geral e  também o 'fenômeno Tiririca'.
Em primeiro lugar é preciso dizer que a confirmação de um segundo turno para Presidente da República e  para Governador em alguns estados é altamente positivo. Senão vejamos:

1-Não havia dúvidas que Dilma seria a mais votada. Poderia, até, como quase aconteceu, ganhar no primeiro turno. Mas isso sairia caro para Dilma e para todo o país! Entenda melhor:
O custo eleitoral dos apoios que um candidato recebe é muito  alto. E se Dilma ganhasse no primeiro turno teria muito mais dificuldade para negociar seus projetos. Consequentemente, teria de ceder mais e isso não seria bom pra ninguém.
O segundo turno trará claridade a essas alianças.
E mais, num segundo turno, muita gente que estava em cima do muro, acabará definindo seu voto devido à polarização entre apenas dois candidatos.

2-Será buscada a construção de alianças mais adequadas, com certeza. Uma recomposição de forças mais afinadas com projetos comuns pode e deve acontecer no segundo turno, tanto nos estados como para a Presidência. Tanto para Dilma como para Serra.

3-Espera-se também uma explicitação maior dos projetos dos dois candidatos e um compromisso de duas vias entre candidato e eleitor. 

4-Poderemos ver uma definição da linha do PV, Partido Verde. Num momento em que os partidos vão perdendo a força e as legendas(e seus 'donos') se tornam, infelizmente, mais fortes, a posição de Marina pode ajudar uma governabilidade para o futuro presidente, seja quem for. Mas vai definir sua posição de partido ou de legenda. E seus eleitores precisam de uma definição. Ficar neutra nessa hora não vai consolidar seu partido e apoiar José Serra, seria ir contra os princípios em termos gerais. É esperar para ver...
Então, entre mortos e feridos, fortalece-se a democracia!
O Fenômeno Tiririca
 Agora posso falar sobre isso, pois antes poderia estar fazendo 'campanha' para o comediante que teria debochado de todo processo.
Tiririca conseguiu cerca de 3% dos votos dos paulistas. Acho que tudo foi feito intencionalmente - pois foi uma campanha bem urdida pelo Partido da República - e que acabou levando a reboque, mais alguns deputados para a Câmara em função do seu saldo eleitoral obtido nessas eleições.
Debochou mesmo? Na minha opinião foi uma manipulação bem feita que merece ser creditada aos espertos marqueteiros e a falta de seriedade de alguns setores da imprensa que deram espaço para essa aberração. Cabe dizer que essa votação em Tiririca - ou Francisco Everardo Oliveira Silva-PR - não foi então 'voto de protesto' como ocorreu no passado (quem se lembra do 'Cacareco'?). Foi, na verdade, resultado da esperteza do seu partido e da desinformação do eleitorado que não sabia que votando nele levaria a reboque outros candidatos...
E agora, Segundo Turno para  Governadores em alguns estados e para a  Presidência! Começa tudo de novo!... Vai se gastar mais dinheiro, é claro, mas acredito que não havia outra alternativa devido ao processo eleitoral que temos hoje. É preciso torcer para que a democracia vá se consolidando aos poucos. O Senado se fortificou  mais depois deste pleito e pode ser (torçamos!)que aconteçam algumas mudanças por lá.
Com certeza precisamos de uma reforma eleitoral urgente! Além de reformas fiscal e da Previdência.  E a extirpação de algumas leis absurdas que engessam todo o processo precisa ser feita ou corremos o risco de perder o trem da história...
a partir de 04/10/10
-Autor: Expedito Gonçalves Dias (Profex)
(crédito das imagens: http://www.margaritasemcensura.com/blog/?p=5226 - e - Ilseelen.blogspot.com)

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."