Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mande a Sua! - O Analfabeto Político

LEU? GOSTOU? COMPARTILHE!
O post de hoje foi enviado por  
Atena V. Motta, por e-mail: (iamatena@gmail.com)
Atena faz parte da Comunidade de Blogs diHITT, onde temos muitos amigos. Ela fez esta postagem lá no seu blog e pediu que fosse publicado aqui.especialmente para nossos leitores com o objetivo de conscientizar  todos da importância da política em momento tão propício. Atena, aqui a sua postagem!
“O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, do remédio, depende de decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante.
E o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio de empresas nacionais e multinacionais.”

Este texto me chegou às mãos há muito tempo atrás, nem lembro mais como. É atribuído a Bertold Brecht (1898-1956), poeta e dramaturgo alemão. Estava fazendo uma faxina na papelada quando o encontrei. Lido novamente - minha surpresa: incrível como é atual. Aliás, às vezes aparecem na Internet outros textos, até bem mais antigos que este e surpreendentemente atuais.

Quando os leio sempre fico um pouco triste ao constatar que (desculpem, mas vou ter de usar um clichê) passados tantos anos, tantas conquistas científicas e tecnológicas e o ser humano continua o mesmo. Repetindo os mesmos erros.

Claro que sei que o condicionamento humano é muito forte. As burrices e canalhices daqueles que nos precederam estão, neste exato momento, correndo em nossas veias. Porque o nosso DNA é herdado!

Mas oh céus, oh dor, oh vida (lembram do pica-pau?), nós temos todo o poder da livre escolha. Podemos escolher nossos atos em todos os instantes de nossa vida. Por que ceder ao condicionamento? Se por acaso alguém traz em seu corpo os genes de um antepassado mau caráter, não está predestinado a ser igual. Predestinação não existe! O que existem são probabilidades.

Todos nós, ao nascermos, viemos com múltiplas probabilidades que poderão se manifestar ou não. Vai depender de nossa livre escolha, de escolher, muitas vezes, valores que não são nossos (honestidade, por exemplo), mas que a gente sabe que existem, estão ao nosso redor e apostando neles fazer diferente do que “o diabinho” está soprando em nosso ouvido.
È uma questão de escolha!
As eleições estão aí.
Pensem nisso.
(Crédito da Foto: http://seriartetshirts.blogspot.com)
Se na sua viagem pelo ciberespaço você encontrou algo que mexeu com a sua emoção, ou com seus brios compartilhe! Se tem uma dica, utilidade pública, aquele poema ou artigo guardado na gaveta e gostaria de vê-lo publicado, mande pra cá. Você pode ajudar, enriquecer este blog ou tocar o coração de alguém! Envie pra mim, com a devida fonte, autor, etc.- e uma foto para ilustrar a postagem. E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com. 
Gostou do assunto tratado aqui?  Comente também! A comunidade do Blog do Profex vai agradecer, com certeza!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."