Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mande a Sua! - A evolução da Educação.


 (0002)Aqui a sua postagem.
O texto de hoje me foi enviado por Sandra Dias (shandavga@hotmail.com), que por sua vez recebeu de do PC Farias (pauloneg@hotmail.com), que por sua vez...-Sandra, obrigado por interagir conosco!
PARA ONDE ESTAMOS INDO???
A Evolução da Educação. 
 
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas. Não importava se você era portador de necessidade especial, se recebia bolsa escola, se era branco, amarelo, vermelho ou qualquer outra cor, pois no final do ano quem merecia era aprovado para a próxima série e simplesmente quem não havia atingido os objetivos "repetia" de ano, sem traumas.

> Leiam relato de uma Professora de Matemática:
 
"Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

>  1. Ensino de matemática em 1950:
> Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
> é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

>  2. Ensino de matemática em 1970:
> Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
> é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
> Qual é o lucro?

>  3. Ensino de matemática em 1980:
> Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
>  produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

>  4. Ensino de matemática em 1990:
> Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
> é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
>  ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

>  5. Ensino de matemática em 2000: 
>Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
> ( )SIM ( ) NÃO

>  6. Ensino de matemática em 2009:  
> Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
> é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
> ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

>  7. Em 2010 vai ser assim:
> Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
> é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
> ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
 
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz  com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança..."
Se na sua viagem pelo ciberespaço você encontrou algo que mexeu com a sua emoção, compartilhe! Se tem aquele poema ou artigo guardado na gaveta, mas gostaria de vê-lo publicado, mande pra cá. 
Você pode tocar o coração de outra pessoa!
Envie pra mim, com a devida fonte, autor, etc, pelo e-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
A comunidade do Blog do Profex vai agradecer, com certeza!

Meus Poemas - Modus-operandi


O seu particular juizo da existência
é um canal que mostra apenas uma ponta do iceberg.
É quase nada, ilusão desmedida, pura fantasia.

O fundamento da sua maneira de sentir,
de provar, de medir a consistência,
este sim, tem mais a ver com o totum, 
com a realidade em si mesma,
vai muito além da idiossincrasia
e se aproxima do "x" do teorema universal.

Eis assim posto o telesma.
a ante-câmara da verdade.
Maior que o iceberg,
maior que o oceano que o contém, 
-descomunal-
maior que a Terra que o oceano abriga,
muito maior que a vida...

Assim opera a existência:
A cruz na sua perpendicularidade,
indica maior profundidade que extensão.

Já a horizontal é apenas uma parada,
um sítio para tomar fô-le-go,
uma estalagem para descanso.
Embora seja da vida a razão,
é apenas uma virgula no discurso...

Para cima e para o alto,
reza a inexorável lei.
A verticalidade domina a vida
e o norte determina
pisando leve, ou aos saltos
-no seu intercurso ou na totalidade.

Mas só o poeta sabe disso, 
pois engendra a rima e o verso.
Despido da sua vaidade,
vai muito além do verniz.

Artista e legítimo escultor da sorte,
ele é, ao mesmo tempo mestre e aprendiz,
bem acima do comum dos mortais,
sempre atento, na ida e na vinda.

No afã de buscar o reverso da moeda,
sai da verticalidade e segue adiante,
avança mais, vai mais ainda,
buscando impávido a segunda via...

Celebrando a sua humanidade,
tropeça nas dores do mundo e as supera,
enquanto as nossas alivia.
E, ao buscar o reverso da moeda,
mistura sentimento às suas cores...
Domina a vida e sobrepuja a morte!
Autor: Expedito Gonçalves Dias
0013-Modus-operandi-(Escrito em 12-02-1989, em Lambari-MG,  às 21:55 h)

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."