Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Trocando em miúdos - Um disco voador levou embora!

Olá, você que me acompanha... 
Bom estar com você!
Falta pouco para o Carnaval. O país inteiro se prepara para o reinado momesco. Todo o país. Verdade! Ontem aqui no MSN estava teclando com o Neném, grande colega de infância e ele me convidava para ir participar da festa que incendeia a nação, em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata. Ele já reservou uma mesa na Choperia da Elisete, vai curtir a Bandinha que toca todas as noites, para o pessoal da antiga. Para os mais jovens, tem 2 bandas com o ritmo agitado. Tem mais...os 5 blocos tradicionais da cidade vão desfilar. E o Jegue Elétrico? Tem também! Dizia-me ele que a Praça 28 de Setembro vai ficar tomada de barracas e que o Carnaval 2010, promete. E mais...a cada ano fica melhor!
Juro que fiquei com inveja!
Há anos não vejo tal empolgação por aqui, na Terra do ET. A idéia do Carnaval se foi num num disco voador há tempos...
É claro que alguém vai justificar que este foi um ano atípico, de baixa arrecadação, que a crise internacional afastou a possibilidade de termos uma festa melhor. 
Fica difícil comparar qualquer coisa quando se fala do Carnaval em Varginha. Melhor ou pior do que o quê?...
Se quiserem, dou a mão à palmatória. Realmente deparamos este  ano com uma crise. Afetou os Estados Unidos, a Europa, e todo mundo. 
Mas no Brasil, foi uma marola. O próprio Lula declarou. Então, estou tentando raciocinar...
Não precisa explicar, só quero entender! Vejamos: se tivemos uma marola, por que ela veio bater justamente na represa de Furnas, e abalou apenas Varginha? É engraçado pois não afetou tanto as outras cidades à sua volta: Fama, Boa Esperança... todas elas, em relação à folia que se aproxima...vão bem, obrigado. 
E nas outras cidades um pouco mais distantes da represa, a tal crise também passou meio ao largo. Três Corações, Lambari, Elóis Mendes e até Campanha vão ter bom Carnaval ...
Tento descobrir que crise localizada é essa... Mas sem pensar muito, pois o tempo é de folia, não de esquentar a cabeça. Afinal quem deveria pensar numa forma de solucionar o problema, deve estar de cuca fresca. Deve ir passar a festa noutra cidade, com certeza...
Mas devo dizer que todo problema traz em si mesmo a solução.
Senão, vejamos: Carnaval é festa do povo. Povo que se alegra e que vai produzir mais depois. Povo que vai se lembrar também na hora de votar. Povo que paga imposto, que trabalha, que tem sonhos, que merece descontrair e esquecer um pouco o sofrimento do ano inteiro.
Mas, Carnaval é bom? Esta pergunta eu deixo para meus leitores e  repasso também para os políticos fazerem uma reflexão.
Eu, que sou povo, gosto muito! Mas não quero influenciar nessa hora.
Onde deve ser o Carnaval? Na Concha, na Avenida Princesa do Sul, No Melão, na beira da represa? São perguntas recorrentes, todo ano.  Mas por que, nas cidades que têm um bom Carnaval, não se fica perguntando onde vai ser? Porque ele já é, está na cabeça, está no sangue. é só chegar sexta feita, expandir, pular!
Mas deixo minha opinião: Carnaval faz parte da cultura de um povo. É algo vivo. Tem de ser ser alimentado, acompanhado ou morre.Urge se pensar em reestruturar a idéia do Carnaval que o ET levou embora. Definitivamente o Rei Momo está moribundo. Em estado de coma por aqui, na CTI, num dos hospitais da cidade.E tem sorte!
Como temos muitos médicos por aqui, ele pode ser reanimado, mais facilmente -mas se for pensado de forma estrutural, Carnaval deve ser visto como um produto cultural.
Há muitos anos se dizia que São Paulo era o túmulo do samba. Hoje faz um grande carnaval. Encontraram uma solução. E, ano a ano, a festa de Momo cresce em todo o Brasil!
Que pensem -quem deve pensar! -e tragam de volta a  alegria do povo!
Toda solução está no próprio problema. Vamos esquecer que somos uma cidade-pólo, rica, com potencial turístico, bons clubes, escolas, blocos e gente que queira cair na folia -(Nossa, pensando bem, até que dá pra fazer um Carnaval supimpa com tudo isso!..).
Pois bem! Se não queremos carnaval, podemos no próximo ano investir em outro tipo de evento. Quem sabe, fazer uma grande campanha nacional: Fuja do Carnaval, venha para Varginha! 
E disfarçadamente, neste grande retiro, quem sabe, possamos, aos poucos, reinventar a alegria perdida....
Mas, enquanto isso não acontece, eu deixo um recado pro Neném, meu amigo Jorcelino, lá da Zona da Mata: me aguarde no ano que vem! Já começo agora a preparar a fantasia para o Bloco do Abacatão...
Reserve mais uma mesa na Choperia da Elisete, que eu quero mais é ver o Jegue Elétrico passar! Pt, Saudações...
>>> 'Té +! Bom encontro é de dois. Volto amanhã, ou depois! - Profex 
0003-Trocando em miúdos - Um disco voador levou embora!

Meus Poemas - Declaração de intenção


Quero ser seu amigo. Nem de mais, nem de menos;
Nem de longe, nem tão perto. Simplesmente acontecendo...
Quero vê-la se realizando, matando a sede de viver,
crescendo, se tornando pessoa, desabrochando
sem forçar a barra, de leve, assim a toa. 

Quero vê-la viver os seus espaços, como sempre fez:
dançando e sorrindo, dando palpites e contando segredos,
dividindo-os comigo aos poucos, sem pressa
ou quando lhe dê na telha, entregando-se de vez!

Quero vê-la livre para aceitar o convite
de alçarmos juntos nosso vôo rumo às estrelas.
Quero vê-la em sua essência,
na sua beleza intensa de mulher!

Quero ir e vir nessa viagem-fantasia,
incontinente e desmedida, e assim,
ficar na sua vida, de um jeito competente,
sem hipocrisia - a respeitar seus desatinos.

Oferecer o meu ombro amigo
e aceitar o seu colo, como um menino.
Tê-la no seu abandono decidido,
sábia e discretamente - sem sufocá-la,
da maneira mais completa que eu souber:

Mas o que eu quero ainda mais
é ver você na sua total plenitude,
correndo pelos quintais, prenhe de vida,
para compartilharmos a certeza dos minutos
 Desejo viver momentos plenos, de coração aberto,
de boa, sem mistérios, juras ou promessas...
- no profundo das horas, sem pressa -
para que aos poucos acordemos para o amor.

Quero o verso sem métrica em rimas simples,
balançar e poetar numa preguicinha - a toa,
numa rede, com você, nas varandas do mundo!
Autor: Expedito Gonçalves Dias
0011-Declaração de intenção-(Escrito por  em 14-07-2008, em Varginha-MG. Não registrei a hora)

Mande a Sua! - Celular-bombril !

(0001)
Esta é boa: Celular-bombril!
Foi enviada pela Andréa Ferrer, amiga do MSN, que por sua vez, recebeu de eronsassone1957@yahoo.com.br e fala de algumas funções ainda pouco conhecidas do celular. Se isso for verdade, estou a imaginar quantas outras utilidades esse pequeno dispositivo pode ter, além de permitir conversações, conferências, fotografar, acessar a internet e...
Mas o e-mail fala de 4 funções além dessas aí:
1-Número Universal de Emergência: 
Se você estiver fora da área de cobertura da sua operadora e discar 112, seu celular vai procurar uma conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência pra você. E funciona mesmo com o teclado travado.
2-Mais Emergência: 
Se você trancar seu carro com a chave com controle remoto de travamento dentro, seu celular pode resolver o problema. Ligue o celular de alguém em casa, peça para a pessoa pegar lá a chave reserva e acioná-la numa distância de 30cm do celular dela. Faça o mesmo com o seu, aponte-o para o seu carro. E não importa a quantos quilômetros você esteja de casa.
3-Emergência Salvadora: 
A bateria do celular acabou. Você precisa fazer uma ligação importante, inadiável! Digite *3370# e você entra no modo de emergência de carga e tem cerca de 50% dela, que será reposta na próxima recarga.
4-Ladrão não tem vez: 
Esta dica algumas pessoas já conhecem. Ao digitar *#06# aparece um número de 15 dígitos. Anote-o e guarde em casa em lugar seguro. Se roubarem seu celular, informe à operadora do seu serviço e eles bloquearão o aparelho. Faça isso. E divulgue essa dica. Passe-a para amigos e familiares. Você estará contribuindo para a redução no número de roubos de celulares.
Obrigado, Andréa. 
Obs. Falei dessas dicas para outra amiga, Andréia Castel- e ela disse que vai testá-las imediatamente. Passe-nos o resultado...
Se na sua viagem pelo ciberespaço você encontrou algo que mexeu com a sua emoção, ou com seus brios compartilhe! Se tem uma dica, utilidade pública,aquele poema ou artigo guardado na gaveta e gostaria de vê-lo publicado, mande pra cá. 
Você pode ajudar ou tocar o coração de alguém!
Envie pra mim, com a devida fonte, autor, etc.  E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
A comunidade do Blog do Profex vai agradecer, com certeza!
 
Este é o seu espaço para compartilhar dicas e novas idéias com os amigos!! - Profex



Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...