Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

BRICS lideram apesar da 'CRISE'


Lula e O desafio dos Emergentes
Uma prova de que Dilma acertou ao participar da criação do BRICS, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, India, China e África do Sul... por enquanto. Isso há alguns anos atrás! 
A mídia escondeu o quanto pode. Mas de nada adiantou. O grupo foi se fortalecendo em função da própria crise da especulação e do abismo sem volta em se enfiou o capitalismo liderado por Wall Street.
Lula se apresenta na reunião 'Desafio dos Emergentes' em Madri.
A imprensa brasileira tenta esconder!

A matéria se encontra neste Link:
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/11/internacional/1449829470_779094.html

"É a conclusão dos especialistas convocados para fórumO Desafio dos Emergentes, organizado pelo jornal EL PAÍS nesta sexta-feira em Madri, do qual participaram também Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, e o ex-primeiro-ministro espanholFelipe González.

“Se falamos de crescimento do PIB, ele virá dos países emergentes, que continuarão contribuindo com mais do que o dobro que os países desenvolvidos”, disse Núria Más, professora de economia da IE Business School. A especialista insistiu na necessidade de diferenciar entre uma conjuntura negativa, como a atual, e o potencial de crescimento dessas economias, que permanece intacto, embora terão que enfrentar importantes processos de reforma.
O diretor do EL PAÍS, Antonio Caño, disse que os emergentes “são e continuarão a ser uma referência para a estabilidade mundial” e uma “referência da nova ordem, até mesmo política”, como demonstram as mudanças profundas que estas economias viveram nos últimos anos, com um papel crescente em fóruns econômicos e políticos globais.
Ao contrário de outras épocas, como reconhece o professor de Economia Empresarial da Universidade Autônoma de Madri, Emilio Ontiveros, o impacto da crise emergente hoje é muito significativo “por seu importante peso na economia mundial”. Na verdade, 30% das vendas das multinacionais em todo o mundo procedem de empresas de países emergentes. Mais significativo ainda para a economia espanhola. “Boa parte das empresas centrais para o estabelecimento dos indicadores domésticos e da Bolsa na Espanha têm interesses importantes na América Latina”.
Ontiveros também chamou a atenção para a estreita ligação entre as economias do Brasil e da Argentina, cuja previsão é de passar por uma desvalorização da sua moeda, o que pode aumentar as tensões financeiras na região. “Se o Brasil não se recuperar, vai ser muito difícil para a Argentina superar a crise”, disse ele.
Para o diretor corporativo de Assuntos Estratégicos da Corporação Andina de Fomento, Germán Ríos, o importante para o futuro dos emergentes é eliminar a persistente brecha em infraestruturas e valorizou positivamente a criação doBanco Asiático de Investimento em Infraestruturas liderado pela China. “Os organismos financeiros que a China colocou em funcionamento vão mudar as regras do jogo do sistema financeiro global. Vão permitir que os emergentes contornem a crise com suas próprias regras e financiamento próprio”, disse ele.

Mudança de cenário

Otaviano Canuto, diretor-executivo do Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI), listou as características da economia global: a normalização das taxas de juros nos Estados Unidos, “embora não em outras áreas”; a desaceleração da China, e o fim do “superciclo” do preço das matérias-primas. Três transições que, na opinião dele, refletem o fim de um longo ciclo de expansão e, desde 2008, uma crise “que ainda não está fechada”.
Além dos desafios econômicos, durante o fórum, também foram analisados o cenário político e as mudanças que aconteceram nos últimos 15 anos. Javier Solana, ex-secretário-geral da OTAN, apontou que em 2008 a comunidade internacional passou de se relacionar baseando-se em uma confiança estratégica a uma confiança puramente tática. Solana afirmou, no entanto, que, apesar da concorrência entre as potências, existe a possibilidade de chegar a acordos sobre questões importantes, como a não proliferação – com o acordo sobre o programa nuclear iraniano – e as alterações climáticas – com a Cúpula do Clima de Paris.
Os participantes manifestaram sua preocupação com a proliferação do populismo que, como explicou Pierpaolo Barbieri, diretor executivo de Greenmantle, nasce de duas falhas da democracia moderna: a corrupção e a falta de oportunidades. Barbieri referiu-se aos “populismos” da Argentina e da Venezuela. “Houve crescimento econômico nos dois países, mas a partir da crise financeira foram vistos fracassos nos dois sistemas”. Como foi assinalado, as duas sociedades manifestaram o desejo de uma mudança nas recentes eleições. E embora comemorou a mudança de rumo na Argentina, “com Cristina Fernández de Kirchner, mesmo contra sua vontade, voltando à vida civil”, duvidou que tal coisa seja possível na Venezuela, “com [o presidente] Nicolás Maduro falando de castigar o povo” pelo resultado das eleições."

Seja bem-vindo, comente, volte sempre!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."