Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

sábado, 15 de maio de 2010

Metablogagem - Por que eu sigo este blog?

Estava pensando com meus botões...e me pergunto, olhando aqui no meu painel do Blogger: por que, de todos os blogs que sigo, alguns são mais preferidos que outros?...
Para quem não sabe, os blogueiros dessa plataforma, ao fazerem seu login diário, antes de começar a postar, podem se dar ao luxo de ver as últimas postagens dos seus blogs preferidos. E eu sempre vejo determinados blogs primeiro. Depois dou uma passada rápida nos demais. Estendendo essa tendência aos visitantes e seguidores deste blog, eu faço a mesma pergunta pra mim mesmo. O que os meus leitores vêem no Blog do Profex? E como ainda não sei a resposta estou colocando a questão aqui para que o leitor e postulante a blogueiro me ajude também. Vamos examinar alguns aspectos....
Coisas positivas num blog:
1-Assuntos pertinentes, dentro da área de interesse do público a que se destina.
2-Layout positivo: clean, de fácil navegação e que desperte curiosidade, sem ser cansativo, dogmático. Ou seja, que deixe o visitante bem à vontade.
3-Que seja leve, que carregue rápido e não seja entulhado de anúncios.
4-Continuidade.O Blog é um diário. O leitor deve sentir isso. Eu não posto todos os dias. Nem sempre é possível faze-lo, pois não vivo só dele. Mas quem me segue, sente que eu fiz alguma coisa. Instalei algo novo, um gadget aqui, uma pequena modificação... Ele sente a presença do autor por trás do blog. Sendo de variedades torna-se mais fácil blogar: Tenho sempre uma carta na manga! Uma colaboração, um texto enviado, alguns links já separados, um badulaque pra chamar a atenção, como se dissesse: "Olha, estou aqui, não me abandone!..."
5-Que o Autor, o dono do blog, desperte no leitor, o que desperta em mim, uma admiração tal que ao navegar na Net eu me lembre de fazer uma visitinha para saber a quantas anda o blog e o que tal Autor está escrevendo.
5-Que tenha interatividade, novidade, que me deixe participar, e que eu perceba que tenho voz ativa. Se eu postar um comentário, vou ter resposta...
E citaria outros ítens mais. Você que me lê deve ter mais alguma coisa a acrescentar nessa lista.
Do lado de cá, como blogueiro de variedades, recebo muitas sugestões e muitas críticas também. Anoto as sugestões e vou implementando aos poucos, no momento propício. Quanto às críticas, essas eu acho que me ajudam mais do que atrapalham. Senão vejamos algumas:
1-Este blog tem muito badulaque, muita coisa se mexendo e distrai o leitor e não dá pra ler as matérias.
Se você chegou até aqui, essa tese já caiu por terra. Mas foi através desses badulaques e presepadas todas que o blog cresceu. Idade atual do blog:  4 meses...Xiii, quando tento me lembrar do visual do primeiro mês, me dá arrepios!
2-Eu deveria postar mais minhas poesias, já que a proposta do blog era essa...
Muito bem dito. Era e continua sendo, mas com esse trânsito de pessoas mandando suas colaborações, eu me sinto bem melhor. E acho que uma parte do sucesso dele é essa interatividade!
3-Por que você não coloca aí sobre as greves, fala dos políticos corruptos, o mundo tá acabando...
Caba não, mundão! O blog tem responsabilidade social. Tem uma política de privacidade e uma linha editorial definida, apesar de ser um blog autoral, virou uma comunidade. E isso é positivo. Quem está acompanhando sabe disso. Quanto a essas indignações, estamos abertos as postagens dos leitores, visitantes, internautas, blogueiros-parceiros, que aceitem e queiram somar suas idéias, dentro dessa nossa linha já captada pelos nossos simpatizantes. Portanto, não somos o blog do apocalipse. Existem alguns por aí. Aliás existe vários para cada gosto...e põe gosto nisso!...
Se vc gostou desse assunto, deixo alguns links, dessa vez para os que pretendem ou que já estão escrevendo em algum site, os que têm ou pretendem ter um blog.
Blog do jmpsousa questionando este mesmo tema: O que mais te atrai em um blog?...
Eu sigo esse blog aqui. É Limpo, bonito. Bem transado, criado em 2007.
Mestre Seo Como fazer um blog de sucesso.-Guia para o blogueiro iniciante.
Mais um mineiro na parada. Mestre Seo, Bruno Nassar, é de Itajubá. Faz um metablog, ou seja, é um blogueiro escrevendo para blogueiro. Vale a pena ver as dicas e observar seu trabalho....
Blog do Vicente Neste blog são colocados alguns cuidados e posturas que o blogueiro, em sua atividade interessante, estressante e viciante, deve tomar.
E obedecendo ao seu conselho, eu paro por aqui. Outro dia volto ao tema, com mais dicas e outras sugestões de leitura.
¡oƃıɯɐ ɯn ɐɹɐd ǝpuɐɯ ǝ ǝʇuǝɯoɔ ¿ʇsod ǝʇsǝp noʇsoƃ
Um abraço!
crédito da imagem: imezzo.wordpress.com: Ainda sobre blogs...mas pra que servem mesmo? Clique e leia também.
-Profex

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."