Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

domingo, 21 de novembro de 2010

Metablogagem - Blog e Responsabilidade na Rede

Você sempre quis ter um blog. Seja por que tem muita produção literária e não conseguiu ainda editar seus textos. Ou porque que está na moda. Ou ainda porque seu melhor amigo tem um. Não importa o motivo, você, você decidiu mesmo se tornar um blogueiro!...
Bem vindo ao céu... ou ao inferno!
Mas antes das dicas de hoje, eu faço um parêntese para comentar algo:
Há cerca de 2 semanas, passando os olhos pelo jornal HOJE EM DIA vi uma notícia  que chamou muito minha atenção. Guardei o recorte. Título da matéria: Infelizes 83 toques. (Jornal: Hoje Em Dia/Segunda-Feira, 8/11/2010 - Caderno Info.Com/Seção Update, produzida por Nalu Saad Editora-Adjunta de Informática.)
Tratava-se da questão polêmica que envolveu a estudante de Direito de São Paulo, Mayara Petruso, por uso indevido do Twitter, numa campanha que iniciraa naquela rede de microblogs. O texto que ela mandou era o seguinte:"Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!" Algumas horas mais tarde o mundo dela viria a cair: a Patricinha teve logo os seus  15 minutos de fama -e recebeu ainda, de quebra, vários processos, inclusive da OAB, da qual ainda nem faz parte, coitada...
E mais... gerou um tumulto daqueles! De todos os lados, vieram protestos: da classe jurídica, da imprensa, da classe artística. Caetano Veloso chegou a fazer uma moção de protesto contra Mayara, em pleno palco, num show recentemente realizado. E o noticiário da TV viria a estampar sua cara (e depois a de seu pai que acabou vindo a público condenando a atitude da filha).
Mas, deixemos de lado aqui os motivos de Mayara, a sua 'ingenuidade' e passemos à conclusão já, bem rapidinho.
Antes, deixo os links pesquisados -aí em baixo da matéria- pra você acompanhar o caso.  Com um tempinho e uma pequena dose de interesse, veja, depois, com calma. É muito importante para ver de uma vez por todas como evitar cair em desassossego na rede.
Voltemos, então! Você já se decidiu: Achou a plataforma desejada, o template que procurava e resolveu começar a editar o seu blog! Pois deveria ter em mente, antes, tudo o que envolve a difícil -e ao mesmo tempo- prazerosa arte de blogar...
E escolher o céu ou o inferno! O caso mencionado acima não é o de uma blogueira. Mas temos visto algumas e alguns blogueiros que usam seus blogs como metralhadoras. Sem atentar direito para a sua enorme responsabilidade social. E acabam por usar de xenofobia e outras variações de racismo. Um blog é apenas a extensão da sua personalidade. Nada mais do que isso. Só que ao usar a Internet suas idéias passam a ir muito longe e chegar até onde você não queria. E levar um processo daqueles ou coisa pior. Ou ter de encerrar mais cedo a carreira!
Então dedico as dicas seguintes para você que é iniciante e quer ir em busca do seu céu de satisfação! Admito que essas postagens, enfim todo o blog, representam também um fator de plenitude e de saúde mental. É uma excelente terapia, pode crer!
Resumindo: Para mim, blogar faz bem. Mas deve gerar pesadelos em outras pessoas que se utilizam dessa mídia inadvertidamente ou com outros interesses.
Vamos às dicas:
1-Se deseja ganhar dinheiro com blog, devia pensar muito bem primeiro. Pois qualquer outra atividade vai te dar retorno financeiro mais rápido.Mas se é isso que quer, direcione seu foco para os sites que orientam para isso. Quebre bastante a cabeça e encontre seu caminho. Boa sorte e Sucesso!
2-Reveja as razões que o levaram a criar seu blog... Se o assunto a ser tratado nele é bem específico, busque então identidade com o seu público-alvo. Visite blogs similares, comente as notícias, siga aqueles de que gostar.
3-Procure ter a credibilidade do seu público, não atentando contra a sua inteligência. Publique textos de qualidade dentro da sua área específica e de preferência, material inédito. O Copiar/Colar não tem muito a ver com a credibilidade.
O sucesso do seu blog está no conteúdo. Por mais que ele seja 'lindo de viver', se não tiver conteúdo, vai ser visitado e depois esquecido. Pesquise sobre o que vai escrever. Não publique nada apenas 'porque ouviu dizer', nem embarque na onda de pessoas que usam a rede com objetivo escusos. Não seja um 'inocente útil'.
4-Se tiver de usar do expediente de copiar texto, seja por que motivo for, COPIE/COLE/DÊ O CRÉDITO DEVIDO. Plagiar não tem graça nenhuma e depõe contra seu trabalho.
5-Até as imagens da rede que você usa no seu blog deve vir com a fonte original e/ou de onde você a buscou. Isso demonstra que você deu valor à fonte e pode evitar dores de cabeça no futuro. Também em relação às imagens, não use hotlink (utilização do link de uma imagem no código do blog, onde você usa o servidor do blog linkado e não o que hospeda o seu blog.) Além de não ser ético, você pode ter uma surpresa se o outro trocar a imagem por outra que não tem nada mais a ver com a sua matéria.
6-E eu me reporto à dica de número 2: Reveja seus objetivos e seja ético. Não use o blog para defender causas e interesses que não sejam de utilidade pública. Não use seu espaço para retaliar ou denegrir a imagem de quem quer que seja. Não apoie grupos que tenham conduta não-condizente com os bons costumes, ética e progresso da sua comunidade, do seu país ou da humanidade como um todo. Isso se estende a toda prática de xenofobia, homofobia e congêneres.
7-Cative seus leitores e parceiros. Responda aos comentários, dê os devidos créditos e trate com polidez quem vista suas páginas. Divulgue seu blog, use as redes sociais e principalmente os agregadores de conteúdo. Participe ativamente deles, pois eles representam o melhor meio de expor e tornar seu trabalho mais valioso.
8-E por fim, entenda de vez que seu blog é uma extensão da sua personalidade. Use a rede com responsabilidade. A palavra escrita é como a palavra falada. Uma vez dita, não volta atrás. Não vai adiantar se retratar depois, pois no mínimo, a emenda lhe custará o soneto. E nem tente apagar o incêndio que venha a provocar. O que foi escrito está escrito.O que foi enviado para a rede vai estar 'guardado' - poe estar certo disso!- em algum back up, não só dos servidores que você está utilizando. Portanto, muita calma nessa hora!
9-Não subestime a rede. Ela é uma vitrine. Empresas  pagam uma fortuna para vigiar seus clientes. As redes sociais são vigiadas de perto por todos, inclusive pelos órgãos de segurança, pelos governos, por todo mundo. Entrou na web, aprenda a nadar para não se enredar.
10-Apesar de tudo isso, a rede é ainda o espaço mais democrático que existe. Agindo com ética, ele continuará por muito tempo dessa forma e o seu prazer de blogar estará garantido!
Viu, ficou mais fácil escolher entre o céu e o inferno!
Links indicados do caso Mayara Petruso:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/oab-de-pernambuco-entra-com-representacao-criminal-contra-mayara-petruso/?utm_source=direct&utm_medium=iFrame&utm_campaign=iBahia-mashup&cHash=579041005dd85f18916ba73c74f2dd31
http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/11/02/mayara-petruso-quer-afogar-nordestinos-ela-nao-e-a-unica/
http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/11/03/presidente-da-oabpe-explica-noticia-crime-contra-mayara-petruso/#comments
http://www.planetaosasco.com/oeste/index.php?/201011173068/Coluna-politica/mayara-petruso-e-o-incentivo-da-folha.html
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI185719-15228,00.html
http://www.correiodopovo-al.com.br/v3/mundo/9526-Site-defende-Mayara-Petruso-ainda-ironiza-nordestinos.html
http://portalimprensa.uol.com.br/colunistas/colunas/2010/11/09/imprensa790.shtml
Link enviado a posteriori, pela Nalu, da sua editoria eletrônica, que me inspirou nessa postagem:
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/vida/tecnologia/nalu-saad-1.381
(imagens: www.reservadorei.com.br - e - turma3ctc.blogspot.com)
a partir de 21/11/10
-Autor: Expedito Gonçalves Dias (Profex)
Se gostou, divulgue! Envie para seus amigos!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."