Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Grandes Idéias - Paulo Freire

Educação, um direito de todos!


Sei bem pouco sobre Paulo Freire, mas conheço o seu legado de idéias acerca da importância da Educação, em todos os níveis, não apenas de uma classe social. 
Paulo Régis Neves Freire nasceu no seio de uma família de classe média do Recife em 19 de setembro de 1921 e morreu em 1997. Durante a depressão de 1929 pode sentir o que era a pobreza, a fome e a miséria, ainda na infância, algo que o fez se  preocupar com as diferenças sociais. Percebendo que  a origem de todo esse estado de coisas provinha da deficiência na educação, criou um método de alfabetização considerado revolucionário. 
A idéia primordial de Paulo Freire é a de que vivemos em uma sociedade dividida em classes onde os privilégios de uns, não permitem que a maioria  usufrua dos bens produzidos por todos, e entre eles, aquele considerado por ele mais importante, a Educação,  excluída da grande parte da população do Terceiro Mundo. Para Freire, todo ato de educação é um ato político, pois não existe educação neutra.
Após aquela vivência no período da depressão de 29, empenhou-se então a  ensinar aos mais pobres, tornando-se modelo para as futuras gerações de educadores, professores e interessados no assunto, especialmente na América Latina e na África.  
O método de Freire era chamado de Pedagogia da Librtação/Pedagogia do Oprimido, estando relacionado com a visão marxista do Terceiro Mundo,  das classes oprimidas. Pensava ele que elucidando-as e conscientizando-as politicamente poderia modificar esse modelo de sociedade. Contribuiu com a aplicação do seu método de educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos e também de operários. Refere-se então a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, exercida como prática da dominação, e a pedagogia do oprimido, educação resultante do entendimento e da prática da liberdade. Suas idéias se juntaram às aplicadas nos movimentos sociais pós-64. Sofreu por conta disso implacável perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), foi então preso e exilado.

Bibliografia:
• Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
• Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
• Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
• A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
• A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
• Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
• Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
• Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
• À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
• Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
• Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.
• Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
• Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
Frases de Paulo Freire:
-"A leitura do mundo precede a leitura da palavra."
-"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."
-"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."
-"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."
-"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."
-"Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos."
-"Amar é um ato de coragem."
(Veja mais frases aqui: http://www.pensador.info/frases_de_paulo_freire/Crédito da imagem: http://irradiandoluz.blogspot.com)
-Postado por Profex
Gostou deste texto? Comente! Compartilhe!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."