Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

sábado, 17 de julho de 2010

Metablogagem - Ganhe tempo na edição de fotos - Parte 1

Dicas, Dicas, Dicas...
Nosso tempo é curto. E-mails pra colocar em dia, visitar Comunidades, responder comentários e postar nossas matérias. Vida de blogueiro! Uma tarefa que demanda muito tempo é a ilustração dos posts: pesquisar e depois a EDITAR as fotos para colocar no blog.
E é aí que entramos com nossas dicas de hoje.
Todos sabemos que o Photoshop é imbatível quando queremos um trabalho de tratamento de fotos. Virou sinônimo de qualidade! E agora com a nova Versão CS5, não dá pra competir.
Não dá?
Pois digo que existe um mini-editor gratuito, muito bom e super leve que supre muito bem as nossas necessidades do dia a dia de blogagem.
PHOTOFILTRE 6.3.2 (criado por Antonio da Cruz)
Claro, longe de se comparar ao Photoshop ou a  editores profissionais. Mas é bom dar uma parada e comparar custo X benefício dessa maravilha que ocupa pouquíssimo de espaço no seu HD: 1,60 Mb. Isso mesmo, menos do que uma música no formato mp3 (enquanto o Photoshop CS5, lançado recentemente, por exemplo, tem 979,90 Mb).
O que significa isso? Rapidez! Depois de instalado, ao clicar no ícone do programa ele abre imadiatamente, num piscar de olhos!
Mas... e os recursos? Pois vou dizer que não deixa a desejar se nos determos ao que se requer na edição de nossos blogs.
Pra começar, Além de rápido, ele aceita todos os formatos mais utilizados,  é super intuitivo e tem o básico para o trabalho de edição, com qualidade.
Para quem está começando a mexer com edição de imagens, ou quem gosta de adicionar pequenos retoques nas fotos, ele é um programa muito útil, pois tem interface simplificada e intuitiva. E agrega os principais plugins de ediçaõ e você os manipula de maneira muito simples. Veja que para fazer um trabalho razoável no Photoshop você vai ter de estudar um tanto(!). No PhotoFiltre você viaja tranquilo, pois é só ir experimentando. Aplicou um efeito, não era aquilo que queria...vai em EDITAR-UNDO e pronto. Aplica outro. Rapidinho!
Explicação necessária: quem entende um pouco mais de edição, com certeza vai sentir falta de imediato de maior autonomia para trabalhar as imagens. Mas eu digo que quem entende mesmo, faz com ele o que faz com qualquer editor! Um detalhe: As opções de contraste, brilho e saturação, por exemplo, não podem ser alteradas manualmente, dependendo de cliques em ícones. Por esta razão, suas alterações podem não ser tão sutis quanto você deseja. Mas em compensação, você ganha tempo nas tarefas simples. No corte de imagens(crop),  no redimensionamento de imagens e na redução de tamanho de arquivo em kb.

O PhotoFiltre traz todas as opções básicas para edição de imagem, permitindo que você veja as alterações automaticamente e de forma rápida.
Num próximo post estarei entrando em detalhes na navegação e aplicação dos efeitos deste editor nanico mas de grandes recursos. Por ora deixo com você. Experimente!
Uma dica. Eu tenho o Photoshop na máquina para trabalhos profissionais e que envolvam detalhes extremos. É bom ter o PhotoFiltre configurado para abrir os arquivos JPEG e BMP. Assim quando clicar num deles ja abre o Photofiltre e não o Photoshop.
Vamos então ao que interessa:
1-Clique aqui para baixar gratuitamente o programa. Fique atento na hora da instalação para desativar a opção que instala uma barra de ferramentas Ask no seu navegador.
2-Faça o download e execute o arquivo pf-setup-en.exe. Na tela inicial do assistente de instalação, clique em Next.
3-Leia atentamente os termos de licença e, se estiver de acordo, clique em I Agree.
Nesta  tela você poderá alterar o local aonde o PhotoFiltre será instalado. Para isto, clique no botão Browse e indique uma pasta. Sempre instale programas no diretório Arquivos de Programas pra não bagunçar seu computador. Note que são necessários 3,4Mb de espaço livre em disco. Clique em Next para prosseguir.
4-Escolha o nome que a pasta do programa terá no menu Iniciar. Esta pasta irá conter os atalhos para o PhotoFiltre.
5-Clique em Install para dar início à cópia dos arquivos.
Aguarde o término da instalação. Será instalado um ícone na área de trabalho.
Pronto! Clique neste ícone. Edite, crie e trate suas imagens com muito mais economia de tempo!
(Obs:Se vc gostar deste editor e quiser avançar um pouco mais, já existe uma segunda versão para teste, mais elaborada, o PhotoFiltre 10.3.1 com 10,0 Mb, disponivel no www.baixaki.com.br)
Em breve, mais dicas!
Conte depois sua experiência, comentando este post.
-Profex

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."