Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Varginha, um Brasil que escolhi!


Esta matéria era um rascunho, feito Há algum tempo.
Muita coisa mudou na cidade, até o calçadão citado na reportagem foi de certa forma reformado. Mas para ser a cidade dos sonhos ainda falta muito: mais áreas verdes, menos desmatamento, atrações turísticas funcionando (temos um memorial do ET cuja inauguração se arrasta há vários anos).O setor cultural da cidade, no entanto, é vibrante e ainda pode melhorar, claro;  A saúde é a melhor do Estado de Minas, e a cidade é um polo universitário invejável.
Mas aí veio a pandemia do Covid-19 em que o mundo inteiro se desnorteou.
Acredito que o eixo magnético da terra se moveu.
As tampas do inferno, devem ser muitas, se abriram.
Os zumbis circulam pelas avenidas de todo o mundo. 
As distopias saíram dos livros e filmes de ficção!
E as dúvidas se acumulam.
Como Varginha será depois da pandemia?
Como seremos eu e você?
Existirá uma 'normalidade' mínima futura, na qual possamos voltar a sonhar com um lugar ideal para se viver?
Varginha promete ser uma 'Smartcity', segundo alguns, um centro inovador de StartUps, segundo outros.
Eu sonho com um lugar com mais qualidade de vida, humanismo, solidariedade e inclusão.
Continuo amando Varginha!

Localizada a 318 Km de Belo Horizonte, Varginha (IDHM de 0,778) tem cerca de 120 mil habitantes e fica na porta de entrada do circuito do Lago de Furnas. Está estrategicamente situada na metade do caminho entre São Paulo e Belo Horizonte, o que facilita o escoamento de sua produção de café e outros produtos através de sua estação aduaneira, único porto seco do sul de Minas. Ficou mundialmente conhecida em janeiro de 1996, quando duas irmãs viram uma criatura humanoide, o que mobilizou ufólogos, autoridades e atraiu curiosos. Varginha também é movimentada pelos moradores da região, que buscam serviços que não encontram em suas cidades de origem.

Pólo regional de saúde, educação, café, que tem em seu entorno mais de 40 municípios, vem sofrendo com o crescimento cada vez mais acelerado. É considerada como a 8a. cidade "melhor para se viver" em Minas, mas se não resolver a questão do centro da cidade, vai ficar difícil manter este título.  Fica difícil estacionar nas regiões centrais. 

A cidade é bonita, aconchegante, boa de se viver, mas o centro, principalmente o calçadão que concentra o comércio mais nobre, está bem aquém das expectativas.
Recentemente ela colocou em discussão seu Plano Diretor, fez parcerias com a Copasa para o Aterro Sanitário e falta resolver duas questões cruciais: melhoria do trânsito e revitalização do centro da cidade.

"(...)O problema se reflete no comércio. Mas, agora, a situação pode mudar. A Prefeitura do município promete colocar em prática um projeto de revitalização. A verba já está garantida."

Imagem de Varginha, da autoria de Diego Gazolla
Fontes e sugestões:
http://redemais.tv.br/posts/centro-de-varginha-deve-ser-revitalizado-ate-dezembro
http://www.semprefamilia.com.br/as-15-melhores-cidades-para-se-viver-em-minas-gerais/

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."