Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

quarta-feira, 17 de março de 2010

Metablogagem - Ensinar a blogar: Empolgação ou instinto? (parte 2)

Na última postagem eu falava das ferramentas necessárias para você fazer seu blog. Falei da necessidade de um PC amigável, da conexão de internet confiável. E ia contar sobre o principal segredo...
Ei-lo: organização! Como gerenciar um negócio tão maluco desses?...
Aprender a ter disciplina. E ter! Organizar. Gerir. Parece difícil, não?
Mas não será tão difícil se você partir de um registro diário. Um diário?!!.. Isso mesmo! Ao resolver criar seu blog você vai escolher sua plataforma e hospedagem -na próxima falarei sobre isso com detalhes-, então inaugure no mesmo dia o seu diário. Abra um documento no Word ou seu editor preferido e registre tudo lá. Comece assim, por exemplo:

00/00/00-Dia da Semana - 00:00h - Comecei meu blog. Configurei o painel de postagem, instalei tal e tal gadjet. Fiz parceria com tal e tal blog. etc...

Depois salve este documento na sua pasta preferida e puxe um atalho para o desktop. Dê lhe um nome sugestivo. E deixe aí facilmente ao alcance do mouse. Isso vai ser mais útil do que você imagina!!!
E a medida que você vai instalando alguma coisa, registre lá com detalhes. Os códigos em html de tal ou tal aplicativo, os endereços dos parceiros, alguma dica importante, etc...
As postagens, não! Não precisa, porque depois de editá-las, quando clicar SALVAR, as datas são registradas automaticamente.
Por que fazer isso? No futuro. quando vc quiser recorrer aquele gadjet que instalou certa vez e retirou por que ainda era cedo, vai estar tudo lá. É só colocar de novo, copiar, colar. Sem precisar correr atrás do site ou blog-parceiro que havia sugerido.
Neste mesmo documento(o meu, eu chamo de "Diário por trás do Blog do Profex"), coloque mais abaixo dos registros diários uma linha de separação e faça outros registros auxiliares, tais como:
Instalar futuramente/Endereços dos parceiros/Registro de bugs/Acompanhamento da "Audiência" do blog/Monetização-parceiros/... etc. Assim poderá acessá-los toda vez que for postar para enriquecer seu trabalho e manter um certo controle...
Eu disse 'um certo' controle? Pois é. Imagine então se não fizer isso...
Vou me alongar só mais um pouco: Essa organização mínima vai além desse diário que estou sugerindo: aprenda a usar as ferramentas do seu navegador. Eu uso o Firefox atualizado para blogar e tenho o i-Explorer para uma segunda visualização, para conferir. Você tem neles os recursos do menu FAVORITOS. Deixe ali aqueles endereços estratégicos de geração de banners, de alguns blogs que dão dicas, da sua mala-direta, de sites de busca de informações rápidas...
E lá não deve faltar os atalhos do  'MEU BLOG-VISUALIZAR' e 'MEU BLOG-EDITAR'. Toda hora você vai estar usando eles. O menu HISTÓRICO também faz você economizar tempo na hora de buscar informações de alguns dias atrás. E o menu EXIBIR traz recursos como zoom e código-fonte que são imprescindíveis!
Fico por aqui...
Ainda não tem o seu blog? Acho que já me falaram qualquer coisa mais ou menos assim: Blog, você ainda vai ter um!
Abraços, até a próxima!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."