Abrir popup
Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

domingo, 31 de janeiro de 2010

Mensagens do Amigo do Rádio - Você é o que você pensa!

Muito se tem falado sobre a Força do Pensamento. Anualmente são publicados centenas de livros que falam sobre o tema e muitos se tornam best sellers. Desde o famoso livro do pastor americano Norman Vincent Peale, O Poder do Pensamento Positivo até Rhonda Byrne(A Lei da Atração), muita coisa aconteceu.
Há muito tempo a humanidade tenta buscar respostas para o grande dilema de se controlar o pensamento. Nos auditórios sempre lotados de Peale havia uma busca frenética por conhecimento. Ele dizia: "O pensamento positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude os seus pensamentos e mudará o mundo". Acredita-se que o nosso cérebro recebe cerca de 70 mil pensamentos diariamente. Eu disse recebe? Pois é, recebe. Mas de onde? Como eles vêm? Bem, enquanto isso ainda não tem uma resposta plausível, uma coisa é certa: Desses 70 mil pensamentos ou idéias, nosso cérebro filtra uma grande quantidade e convivemos com cerca de apenas um terço deles. 
Pois bem, a nossa estrutura mental é maleável. E muda de acordo com certas circunstâncias. E como não existe na natureza exatamente igual, nesta diversidade maravilhosa da criação, nós também não pensamos igual. Ninguém pensa igual a ninguém. Somos únicos até na maneira de pensar...
Isso explica por que todos procuram dominar essa capacidade de entender os mecanismos cerebrais. Principalmente os governos e aqueles que têm como objetivo o poder pelo poder.
Como funcionaria isso tudo? Assim: filtramos os pensamentos através das experiências (prazerosas ou dolorosas)diante das situações do dia-a-dia e pelo legado deixado pela educação. 
Aparentemente é isso, pois não há evidências concretas de que a genética tenha influência significativa na maneira como pensamos. Pode até ser que a estrutura física do cérebro seja influenciada por ela, mas são as experiências e a educação, as verdadeiras responsáves por isso (e entenda-se educação como sendo a somatória da educação formal mais o ambiente cultural representado pelo país onde moramos e os grupos dos quais fazemos parte).
A Ciência tem avançado em todos os campos. E neste universo da mente também. A Cibernetica, a Robótica e seus ramos como a Inteligência Artificial, aliados à Nanotecnologia, já têm pesquisas que nos deixam assustados...
A tecnologia tem testado e mostrado a força do pensamento como energia, já mediu essa força, analisou seu espectro e conseguiu amplificar seus efeitos ao ponto de já termos, em testes avançados, máquinas comandadas pelo pensamento humano.

Muito bem! Façamos uma reflexão. A tecnologia é fundamentada em  teorias testadas que geram conhecimentos, dados. O conhecimento acumulado é aproveitado para gerar mais dados, exatos, que vão ajudar a criar novos inventos.E assim a tecnologia avança.
Mas nós, pobres mortais, temos as nossas falhas, os nossos defeitos, se é que podemos chamar assim, de fabricação e de armazenamento de informações. E além de tudo somos influenciados pelo feedback das nossas experiências estando sujeitos, a todo momento, a esquecer e a lembrar de coisas que fogem daquilo que poderíamos chamar de um screipt a seguir.
Definitivamente não somos máquinas! A receita do nosso bolo, diariamente se modifica, às vezes com mais ingredientes, outra vez menos. Nao existe a exatidão por parte do que chamamos de humanidade. Estamos sempre fugindo do nosso foco, sabotando nossos resultados. E acima de tudo, temos um certo grau desmesurado de auto-piedade e uma autoestima que está sempre em dívida com nossas reais possibilidades.
E como dissemos, a nossa estrutura mental é maleáve, está sempre mudando, se moldando a cada instante, somos diferentes uns dos outros  e vemos e vemos e sentidos o mundo diferente a cada momento. Pelo menos deveria ser assim...

E este é o grande milagre da existência que permite o avanço da humanidade! Somos diferentes da máquina pelas nossas idiossincrasias, pelas nossas falhas, pela nossa criatividade. Quando tal não acontece, por outro lado, surgem as patologias. Mas aí já estamos entrando em outro campo...

Em resumo, ninguém em sã consciência do bem deseja que eu e você sejamos cabeças-duras e passemos a seguir moldes preestabelecidos. Não é saudável. E isso só interessa àqueles que querem dominar este ou aquele setor.
Mas, precisamos dotar nossa estrutura cerebral de mecanismos mais eficientes para filtrar, a nosso favor, os pensamentos com que lidamos diariamente.
É daí é que vamos tirar a nossa força! Não é neste tão propalado pensamento positivo dos livros de autoajuda que vamos achar a resposta. Ela está na nossa capacidade de disciplinar o cérebro a ter mais foco e escolher o que nos interessa mais diretamente.
Eu posso dizer que a disciplina pessoal é um grande aliado nesse processo. O outro e o refazer da nossa sensibilidade. Precisamos criar um novo padrão de leitura do mundo, já que a forma como vemos o mundo está muito distante da realidade.
O modus operandi ou a maneira de realizar essa tarefa não é tão complicado quanto parece. E ainda estaremos falando disso...
Por ora, eu espero que você e eu possamos refletir sobre as palavras citadas, lá em cima, de Norman Vincent Peale: Mude seus pensamentos e poderá mudará o mundo...

Eu estou torcendo por você!
Profex-Expedito G. Dias
Gostou desta postagem? Comente! Envie para alguem especial! 
(Obs: Tentativa de colocar em texto as mensagens feitas de improviso no final do meu pfograma de rádio, o ESPAÇO C3, na 87,9 FM-Rádio Princesa do Sul-Varginha-MG)

4 comentários:

Super Dino disse...

Queiremos ou não sempre vamos nos expor e sempre acharmos que mais que façamos sera dificil colocarmos nossa mente acima de tudo e obviamente ter pensamentos corretos e positivos de vitória uma vez que no primeiro tropeço já desanimamos...

BLOG DO PROFEX disse...

Este é o desafio: Tropeçar, mas não cair. E se cair, levantar rapidinho, rs rs. Um abraço, Serjão!!!

esimiao disse...

Será que existe mesmo a força do pensamento? Será que não somos, todos nós um pensamento em ação?

Criamos o que queremos a partir do que desejamos.

Parabéns pelo blog!

BLOG DO PROFEX disse...

Muito bem colocado!O Todo é Mente, o Universo é Mental, já dizia Hermes Trimgistus..., mas somos parte desse todo. Um abraço!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.verificar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...