Abrir popup
Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

sábado, 19 de junho de 2010

Trocando em Miúdos - Morre autor de Ensaio Sobre a Cegueira!


"A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade."
 Diante da polêmica gerada sobre essa delcaração sobre a Bíblia.  Saramago  manteve o que disse e reforçou que o «Deus da Bíblia não é de fiar». «Eu não tenho culpa, eu não matei Abel»,  sublinhou.
As declarações abalaram a Igreja, mas não só. O Eurodeputado do PSD, Mário David, confessou-se «envergonhado e exortou o escritor a deixar de ser português. «Tenho vergonha de o ter como compatriota!», confessou o eurodeputado.
Consciente dos ódios que despertava, Saramago dizia: «Há muitas pessoas que me odeiam».  Mas recusou-se comentar as declarações do Eurodeputado. «Sem comentários. Nada me pode obrigar a comentar uma estupidez. Seria tão estúpido como essa estupidez», justificou-se o prémio Nobel.

Não é bom morrer no ano da Copa. A literatura mundial perdeu um dos seus ícones recentemente e a imprensa mundial praticamente ignorou. Certamente  não lhe deu o espaço devido. Também a Copa Mundial de Futebol deixa muito pouco espaço para outros assuntos.
José de Souza Saramago foi um dos ganhadores do sempre polêmico Nobel de Literatura em 1998. Ganhou também o mais importante prêmio português de literatura o Prêmio Camões. Nasceu na província do Ribatejo em 1922 e nos deixou no último dia 18, aos 87 anos, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde vivia com sua esposa, a espanhola Pilar del Rio..
Jornalista, foi também escritor, argumentista, dramaturgo, romancista e poeta.
Não poderíamos deixar de prestar-lhe nossa homenagem diante dos leitores do Blog do Profex.
Em 2008 seu livro Ensaio Sobre a Cegueira chegou as telas de todo mundo numa adaptação dirigida por Fernando Meirelles, o mesmo realizador de grandes sucessos como O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus.
Filme denso, preocupante e que recomendo a quem ainda não viu.
Este ano está saindo mais um filme baseado no conto do libro Objeto Quase de Saramago. Trata-se de Embargo, dirigido pelo diretor português Antonio Ferreira, co-produzido com o Brasil e a Espanha.
E ficamos muito contentes por ter brasileiros sensibilizados com a obra de Saramago, último reduto de consciência e reflexão diante de um mundo tecnológico, caótico e absurdo. Criou uma marca registrada na forma e no conteúdo em tudo o que escreveu.Na forma, escrevia textos longos e para dar o devido sentido e ritmo ao seu jeito de ver e mostrar o mundo nem sempre seguia as regras vigentes de pontuação ou estilo.
E considerava um modismo o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Ele havia criado o estilo Saramago e declarou: "... continuarei a escrever como escrevo".
No conteúdo era perturbador, levando os leitores a ter calafrios por colocá-los friamente diante dos grandes paradoxos dos nossos tempos.
Foi defensor ferrenho da literatura, criando com alguns ícones portugueses a FNDC-Frente Nacional para a Defesa da Cultura. Tinha um ateísmo e  iberismo declarados, além de uma língua afiada.
Uma das frases que causou ojeriza junto ao clero foi: "A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade."
Sacudiu a imprensa várias vezes com suas frases contundentes. Diante da polêmica gerada pelo filme Ensaio Sobre a Cegueira, que foi mal recebido pela Federação dos Cegos dos Estados Unidos, ele declarou:
 "A estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos..."
Fica aqui a nossa lembrança, mesmo a poucos minutos do segundo jogo do Brasil na Copa 2010! Afinal a gente não quer só comida e futebol. Quer também diversão e ARTE!
-Profex
Veja mais sobre Saramago no tvi 24 (Portugal)
Gostou desse post? Comente! Mande para um amigo especial.!

4 comentários:

Massoterapeuta no rio de janeiro disse...

Perdemos um grande genio da literatura .
Um homem polêmico , mas assim o são quase todos os genios .
ab
Francisco

BLOG DO PROFEX disse...

Com certeza. Estão à frente do nosso tempo na forma de ver e sentir o mundo. Um abraço, volte sempre.

Maria José disse...

Grande homenagem a um grande homem, que ficará eternizado através de sua literatura. Grande beijo. Grande Copa e grandes comemorações. Você disse uma coisa importante e que também concordo. Nesse mundo virtual, fazemos grandes amizades.

BLOG DO PROFEX disse...

Sim, Maria José, comentei outro dia,numa matéria sobre Saramago que ele, Orson Welles e Umberto Eco só serão compreendidos futuramente. Estavam adiante do seu tempo. Quanto ao segundo comentário, Ma. José, o mundo virtual é apenas uma extensão do nosso mundo, ampliando-o. Encontramos sim, grandes amigos por aqui também. Bjs.

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.verificar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...