Abrir popup
Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Trocando em Miúdos - Eleições à vista, barbas de molho!

Outubro está chegando! Estamos às vésperas de mais uma eleição geral que vai eleger em 2010 um novo postulante ao cargo de Presidente. Eleição que vai renovar também os cargos de Governadores dos Estados; todo o Congresso Nacional(513 Deputados Federais). Todos os ocupantes dos assentos das Assembléias Estaduais serão trocados; e, cinquenta e quatro das 81 cadeiras do Senado Federal (dois terços) terão novos ocupantes.
Nos cargos executivos(Presidente e Governadores dos estados) caso necessite de um segundo pleito, haverá uma nova eleição - o segundo turno, dar-se á a 31 de Outubro. 
Podemos ter uma renovação total ou não!
No calor das campanhas, nós os eleitores ficamos desorientados. Pra começar, se nós, blogueiros, formadores de opinião, ficamos assim,... Nós que temos alguns quilômetros de leitura e de reflexão estamos com dúvidas, imagine-se o eleitor que tem pouca ou nenhuma informação: como deve se sentir diante de tudo isso?...
Mas também, pra que serve tanta leitura, se a verdadeira informação anda tão ao largo?
Falando da imprensa: os conglomerados midiáticos têm seus interesses, sempre os tiveram. É preciso ver se esses interesses são de fato os nossos.
Atentemos para este detalhe: O momento atual da política brasileira é mágico e o eleitor vai ter de despir-se de todos os preconceitos, das idéias que acumulou durante todos esses anos de mudanças que o país enfrentou, tirar a prova dos nove para depois votar.
Ler tudo, extrair o joio do trigo, identificar a retórica e a falácia contidas nos discursos dos políticos e na cobertura da imprensa - e colocar de lado. E a partir daí, despido de paixão, observar a importância deste momento!
Estamos vivendo o ápice da globalização e a nação brasileira já não é mera espectadora. Já faz diferença no concerto mundial. Sempre fez, aliás, pois foi a grande fornecedora de matéria prima por tantos anos. Mas não conhecia sua importância...
Isto colocado, é hora de analisar o momento mundial e a nossa posição neste contexto global. Veja por exemplo, a Europa. Ela parece tão distante das páginas de nossa grande mídia- essa, tão preocupada com o próprio umbigo ou com interesses alheios. Digo, na verdade, até alheias aos nossos verdadeiros anseios.
Deixo aqui para nossos leitores, como sugestão para leitura, o seguinte link: http://obeco.planetaclix.pt
É uma visão européia do momento atual. Partindo da Alemanha, que eu considero o povo mais politizado do mundo e que reflete bem o pensamento do bloco europeu. Vejam que eles, os europeus, estão vivendo a mais dura crise, desde a Segunda Guerra Mundial. E estão mais perdidos que cachorro em dia de mudança. Depois dessa leitura é preciso passar vista e acompanhar a imprensa tupiniquim. Além dos notíciários de rádio, jornais e TV as campanhas dos candidatos estão sendo acompanhadas na Internet: O Google lançou um portal para as Eleições 2010, fornecendo os locais, resultados, fotos e demais dados de suas performances. Confira aí:
http://www.google.com.br/eleicoes2010/ 
Não se esqueçam, claro, da imprensa americana, o bloco asiático e o que dizem os demais povos acerca deste evento democrático. Comparem as leituras, tirem as conclusões, façam suas contas.

E agora, sem fazer nenhuma apologia para este ou aquele candidato, pois o voto é secreto - e este blog não tem preferências nem pretende  tomar partido, - seria de bom senso que todos nós pensássemos com um pouco menos de paixão e com muito mais carinho e atenção na hora de votar. Para não retrocedermos, tampouco desviarmos o foco neste momento melindroso por que passa o mundo.
A pergunta que não quer calar: Estamos preparados pra votar? 
Pois depois de tudo isso, vamos às urnas!
E que Deus nos ajude!
(crédito das imagens: opolicial.zip.net, humortadela e http://jc-garcia.zip.net/arch2007-05-16_2007-05-31.html)
Gostou dessa postagem? Dê a sua opinião! 
-postado por Profex 

5 comentários:

Cigana do Oriente disse...

Olá, vim agradecer a sua visita em meu blog
Abraços pra você!

Malu disse...

Pois é, Expedito, esperemos que os cidadãos brasileiros acordem do berço esplêndido no qual permaneceram deitados ao longo de vários séculos e, além de tudo não se deixem levar pelas veredas das barganhas.
Uma postagem muito propícia para o momento.
Que ao longo do processo de campanha venham mais delas a elucidar as dúvidas e anseios de muitos.
Beijinhos

BLOG DO PROFEX disse...

Cigana: Obrigado pela visita, volte sempre...

Malu: Importante é verificar a importância dessas eleições, em espcecial. Se tiver um tempo dáuma olhada nas matérias do link indicado aí na postagem. bjs, Malu.

Maria José disse...

Expedito. Gostei muito da sua postagem. Mas não sei responder a pergunta final: estamos preparados para votar? Poderemos escolher de forma lúcida quem seria a nossa melhor opção. Mas a falta de consciência política leva à precipitação, ao insucesso, consequência lógica da falta de visão. Que Deus nos ajude nas próximas eleições. Beijos.

BLOG DO PROFEX disse...

Oi, Ma. José, poderíamos então devolver a pergunta para os candidatos, será que eles estão preparados para exercerem as funções que postulam? Bjs.

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.verificar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...