Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Trocando em Miúdos - Zé do Povo, Zé Ninguém

A hora é de política. Estamos a cerca de 40 dias das maiores eleições que este país já teve e fazemos aqui uma pequena reflexão. Corrijam-me se estou errado: Dessa vez os marqueteiros perderam a noção!
Hoje se fala em Marketing para tudo. Esbarramos nele por onde vamos. E ele chega até nós em vários níveis e 'embalagens'.
Até o Marketing Viral, modalidade nova, já se torna presente nas campanhas das pequenas e grandes empresas. 
Recentemente ela se infiltrou na campanha política também.
Marketing Viral: O que é isso?
É uma modalidade que emprega estratégias que levam o público alvo à ação. Não o deixa pensar. Resumidamente é isso. Como o momento é de campanha eleitoral, o negócio é divulgar, gritar, colocar carro de som, espalhar a idéia.
No Marketing na sua forma viral, um conceito é emitido e não consegue ficar guardado por quem o recebeu. Tem de ser passado adiante. E os meios são os mais variados, indo do boca a boca,  e-mails, scraps, mensagens de celular,  pelas redes sociais da internet como as campanhas no Twitter- a rede de microblogs,  etc. até os flashmobs -mobilizações relâmpagos.
Alguns marqueteiros estão usando isso em larga escala. As vezes um conceito apresentado pelo avesso de surtir um efeito surpresa.  Já viram a campanha do Tiririca na TV?...
Mas nem sempre pode-se esperar um resultado definido disso tudo. Por que? Por que é preciso conhecer o público-alvo muito bem!
Vamos à Campanha da Presidência. Não sei quem está desenvolvendo a campanha do candidato José Serra, mas com certeza não conhecem o público-alvo
Nada contra o Serra. Tem competência. O problema é concorrer contra alguém indicado por Lula, com essa aprovação popular depois de dois mandatos, não é fácil!
Mas também não precisava trocar os pés pelas mãos...
Está certo que o povo não quer ver Fernando Henrique nem pintado de ouro. Então é boa estratégia mantê-lo afastado, bem na moita. Mas de última hora querer reverter o quadro dando uma de bom-mocismo elogiando Lula para diminuir a verdadeira adversária, aí já complica o meio de campo.
A estratégia até que estaria correta. Vejamos: Quarenta dias para as eleições, poderia até fazer efeito. Assim:
Elogiar-se-ia o Lula. Ficaria estranho, mas com jeitinho...
Depois Serra apresentaria seu projeto de governo, algo mais arrojado do que fazer metrô (a Companhia do Metrô já existe e tem de crescer mesmo). E ignorar-se-ia a adversaria, assim, sutilmente. Acho que até funcionaria razoavelmente. Afinal, são quarenta dias.
Mas o efeito viral criado pelo jingle que acompanhou o início dos últimos programas eleitorais, corrijam-me se eu estiver errado, vai contribuir ainda mais para a queda de Serra nas pesquisas. Dizer que ela pegou o trem andando...aquela bobagem toda que todo mundo ouviu... meio grotesco, grosseiro, pegou mal pro alinhado Serra. Por que Dilma tem é trem-bala, na cabeça do povo. Isso os marqueteiros não conseguiram captar...
Para seus adversários políticos Dilma seria uma jogada de Lula e do PT para se perpetuar no poder: uma candidata sem expressão para ser comandada e ele voltar 4 anos depois. Na época do Maluf, o Celso Pitta seria a Dilma. Invertendo o raciocínio, neste momento ela seria o Pitta do Lula.
Na verdade Dilma Rousseff tem um peso, não é qualquer uma, tem um passado de militância na política que não pode ser desprezado, exerceu cargos importantes no RS, e como Administradora  andou secretariando projetos pesados do Lula. Ou seja, ela é a indicada do ôme! Está bem na fita daquele que tem total aprovação do povo. Daquele que dá aval! Se é que me entendem? Aí pegou pesado...
A estratégia de campanha, a meu ver está toda errada. Aliás, desde o início. Desde a convenção dos Tucanos. O governador de Minas, Aécio Neves, estaria dando mais trabalho pra Dilma: primeiro, porque Aécio tá teria os mineiros de contrapeso, poderia dobrar os paulistas e, com sua presença bem mais simpática que a de um Serra que não consegue sorrir - e ainda por ter uma certa distância de FHC - poderia conquistar a nação. Poderia, eu disse bem: poderia!...
São suposições. Não estou defendendo Aécio, nao sou contra o Serra administrador, mas o jingle pegou pesado! E vai refletir em todo o trabalho, toda estratégia de campanha, desqualificando-a, e dando um ar de apelação antes da hora por parte do tucanato.
Mas como faltam ainda 40 dias e ainda existem muitas técnicas marqueteiras pra serem usadas. Vamos aguardar. Mas essa não colou!
Alguém disse que de urna e mineração só sabemos depois de apurado, dia 3 de outubro saberemos o resultado dessa pisada no tomate!
O José Serra que agora quer ser 'Zé do Povo' encontra um povo diferente, uma boa parcela já consegue até entrar na Universidade, tem celular, vê TV, tecla na Internet, tem até Orkut!...
Quando alguma coisa está diferente no ar ele consegue perceber. Este povo que já não se conforma em ser 'Zé'.
(Crédito da imagem:http://danielg1ifba.blogspot.com/2010/06/queima-na-largada-dilma-sai-na-frente.html)
Gostou desta postagem? Comente! Envie para um Amigo!
-postado por Profex

7 comentários:

hobbyblogclube disse...

Olá, Expedito!
O que mais me chamou a atenção nesta campanha, foi mesmo o Serra tentando ser "Zé do Povo". com certeza pode ficar no Top 10 Bizarrices!
Abçs!
Rike.

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Olá, Rike! Complicado, né? Mas a campanha está se desenrolando como a gente pensava que ia ser. O momento político brasileiro é um campo minado. Vai ser divertido ainda acompanhar os próximos lances. Um abraço!

Reginaldo Loureiro disse...

Olá, Sou Reginaldo Loureiro, me tornei um seguidor do seu abençoado Blog.

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Obrigado, Reginaldo. E boa sorte na nova empreitada!

francinelson disse...

Parabéns !
Otimo post!

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Obrigado pela visita, Francinelson. Volte sempre!

francinelson disse...

O mesmo !

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."