Abrir popup
Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

domingo, 22 de maio de 2011

Um sábado diferente!

A Vez das Berinjelas

A postagem de hoje foge um pouco à rotina de postagem deste blog.

Ontem, foi sábado. Participamos eu e a Malu, minha companheira de todas as horas, de um Curso da Unidade do SENAC de Varginha.
O Curso faz parte de um projeto levado a efeito neste Mês de Maio, numa parceria do Senac e do PAA(Programa de Aquisição de Alimento) e da Fundação Cultural de Varginha. Valor simbólico do curso: 1 kg de alimento não-perecível!


Sol de Maio, manhã fria, mas muito convidativa. Às 9 da manhã, toda a turma que se inscrevera estava a postos. A idade dos alunos variava entre os 25 a 60 anos, por aí. E lá estávamos nós para curtir as Preparações à Base de Berinjela.

Mal sabíamos o que nos esperava!


Falo aqui dos Promotores do Curso:
O Paulinho era o responsável pelo acompanhamento da Prefeitura e pela provisão dos insumos(água, alimentos, etc), aquela contrapartida da municipalidade para o funcionamento do evento, que incluia ainda o trazer a carreta e remove-la,  após a temporada dos cursos programados, levando-a de volta ao Senac.
O instrutor, nosso 'mestre Cuca', foi o Ricardo, do Senac, auxiliados pelos alunos o outro Ricardo e a  Elediane.

Não demorou muito, já um aroma delicioso espalhava-se pelo interior da carreta. Confortavelmente instalados, cerca de 15 alunos inscritos, pudemos ver o andamento e confecção daqueles quitutes à base de berinjela.
Boa pro colesterol e de preço acessível, poderia ser mais bem utilizada na cozinha, no dia-a-dia dos nossos lares. E ali estava a oportunidade para ver como seria o resultado.
Três pratos sendo feitos ao mesmo tempo e mais um pão sírio!
Berinjela Síria, um antepasto de dar água na boca (base: beringela em cubos, com pimentão vermelho e amarelo e uva passas);
Babaganuche (base: beringela, alho, limão e tahine);
e Nhoque de berinjela  (base: beringela, batata, farinha), o prato principal.
A programação do curso, de 9 às 12 h  foi respeitada. 
Ao meio dia já estávamos provando das iguarias preparadas por Ricardo e seus auxiliares.

Para nossa grata surpresa, tudo correu de forma perfeita: curso apresentado de forma didática, descontraída, num clima de amizade que o Ricardo soube desenvolver.
E no final a degustação: Preparação da mesa, tempero delicioso e aquele sabor de quero mais!
Passei a ver as berinjelas com outros olhos depois desse sábado! E com 'outra boca' também!
E, saimos dali, já saudosos, dispostos a participar de mais alguns cursos...

Pois fica aqui os nossos parabéns pela parceria da Prefeitura de Varginha com o Senac. São vários os cursos  que ainda estão sendo desenvolvidos. E segundo o Paulinho do PAA, a Prefeitura pretende implantar sua cozinha industrial no Bairro Catanduvas, para incrementar ainda mais esssas parcerias na área de alimentação. 
Pode ter certeza, camarada: estamos torcendo por isso!...



E o nosso recado àqueles que só sabem reclamar, que 'não têm o que fazer', 'que a cidade não oferece nada', a ladainha de sempre...
Ora, troquem o chip, aproveitem, saiam também da rotina e vejam que as opções existem. Façam algo diferente! O que se podia esperar de um curso de berinjela numa bela manhã de sábado?
Tudo de bom!!!

Fica aqui um abraço a todos os novos amigos que participaram desta manhã. Em breve estaremos juntos num próximo curso.
Foi realmente muito bom!
A Malu está aqui e não me deixa mentir!
Bom domingo a todos!!
(PS: quanto às receitas, podemos ver depois. Enviamos por e-mail. Podemos sim!)

8 comentários:

Guta Schneider disse...

Caro amigo Expedito,

A berinjela é um vegetal mal compreendido! E devo confessar que não conheço muitas maneiras de prepará-la, mas aprecio muito.

O problema aqui em casa é que, por mais que eu capriche nas preparações da pobrezinha da berinjela, não consigo fazer com que meu filho goste e coma...

Já é marmanjo cabeludo, mas desde pequeno tem essa implicância com a coitadinha!

Se você ou a Malu pudessem disponibilizar as receitas que aprenderam, eu lhes ficaria eternamente grata! rs...

Tenham uma linda semana!

Beijos,

Guta

Lucia disse...

Boa noite meu amigo. Olha confesso não ser muito fã de berinjela, mas com esse post seu e as imagens deu até água na boca. Teve uma unica vez que comi lasanha de berinjela e gostei muito, mas só vim a saber ser de berinjela depois que comi rsrs...Parabéns pelo post. Abraços.

cidinha disse...

Òla, Amigo! que bom que vc e Malu participaram do curso do senac, pois é muito bom. Eu já participei, foi ótimo.Gosto de beringela e imagine inhok! A matéria ficou ótima e as fotos também.tenham uma boa semana. abraços.

Ricardo Macagnan disse...

E eu que pensava que a berinjela era parente do chuchu: só tinha água, bagaço e casca! Tenho certeza de que quando publicar as receitas, será um sucesso!

Abraços do Macagnan!

ArcadoAutoConhecimento disse...

Adoro berinjela e sei dos benefícios dela para a saúde. Um domingo como esse, dispensa comentários. Grande abraço.

Meire disse...

Que ótimo, aprender coisas novas...mas confesso não gosto de beringela, aliás não gosto de muitas coisas saudáveis, mas preciso aprender a comê-las! rsrs
Obrigada pela visita, tbm gostei daqui :)
bjs

Tatiana Moreira disse...

Que maravilha! Tenho certeza de que tudo fluiu da melhor maneira possível... A alegria está expressa na fisionomia de todos!

Um abraço carinhoso e que venham as receitas!

ROSA LUNA disse...

O seu texto é especial, mas as fotos dão água na boca, NEM PARECE BERINGELA, rsrsrsrs abraços...

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.verificar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...