Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

domingo, 26 de agosto de 2012

Dicas úteis ou inúteis, mas sempre interessantes! Cap. 2

LINKS QUEBRADOS
Conforme prometido, aí vão algumas dicas que podem ser úteis ou não. Mas com certeza são interessantes!
Se você tem um blog, para que seja lido, é necessário alguns requisitos básicos para ser encontrado entre tantos outros. Se não sou um expert ou problogger ou especialista em SEO (Search Engine Optimization - no bom português: "melhoria para os motores de busca"), posso falar da minha pequena experiência de quase três anos cuidando deste blog. O que não me 'capacitou', mas proporcionou muita história pra contar...
E é disso que vamos falar nesta série de artigos.
Vamos lá: o SEO pode ser dividido em 2 partes. A que trata dos fatores internos e, outra, dos fatores externos.
Hoje, falaremos de um fator interno de SEO...
- link quebrado:
De vez em quando deparamos com um blog e nos interessamos pelo conteúdo, fotos e design. Uma beleza!
E o blogueiro, na boa intenção de explicar melhor seu post coloca um link. E ao se clicar nele - decepção!: surge uma mensagem de erro de direcionamento, tipo "esta página não existe", ou semelhante.
Veja só, os leitores viram um link quebrado e, com muita sorte, se um deles resolver avisar, você ficará sabendo! 
Além desse inconveniente de perder um leitor de vez em quando, o que mais poderia significar de ruim para seu blog ter alguns links quebrados?
Entre outras coisas - e não vamos nos alongar nisso -  posso dizer que perante a medida do page rank do Google você será prejudicado. Caso seu blog ainda seja novo, com poucas postagens, não tem tanta importância; mas se você gosta dele e os leitores também, ele provavelmente deve estar crescendo, certo? Isto já justifica buscar uma solução.
Mas como resolver isso?
Em primeiro lugar é preciso saber qual plataforma é utilizada pelo template do seu blog.
Diagnosticar quais links estão com problema é um serviço que exige paciência e tato.
Links de direcionamento são recursos usados em toda página que você vê na net. Jogos, aplicativos, sites e até os nossos brinquedinhos de blogar. Eles diminuem o tamanho dos códigos das páginas a ser lidas, tornando-as leves e, só pontualmente, vão buscar os recursos para fazê-las funcionar. Além de ilustrar suas idéias, oferecendo 'anexos', eles visitam outros sítios puxando de lá o que seu blog precisa, não só em termos de ilustração, mas até em termos do funcionamento de muitos recursos(aplicativos) que o fazem funcionar.

Veja inicialmente que existem ferramentas poderosas que identificam e podem remover todos os links indesejados de uma vez! Mas não queira fazer isso nunca, pois existem riscos que vão desde a danificação do seu código-fonte até à queda do servidor de hospedagem do seu blog. 
Primeiro é preciso saber se você tem muitos links quebrados, o que não oferece nenhum risco para seu blog. Depois é preciso partir para a escolha da melhor maneira de removê-los ou redirecioná-los corretamente. Ok?
Se sua plataforma for Wordpress uma boa dica é o Broken Link Checker. Vá ao site oficial e veja como usar: http://wordpress.org/extend/plugins/broken-link-checker/ . Com este plug-in é possível identificar, marcar (assim: http://linkquebrado), e remover os que já não funcionam.
Comece por identificar e vá às respectivas postagens e conserte-os aos poucos. Ou deixe que o plug-in marque esses links e os leitores já entenderão que não estão funcionando. E você terá um tempo para, aos poucos, fazer o seu conserto.

Para os blogs da plataforma Blogger (blogspot), como o meu, por exemplo (apesar de ser um ".com" ) uma solução óbvia e funcional é logar com sua conta do Google e usar a ferramenta disponibilizada pela sua plataforma. O Google Webmaster Tools é uma ferramenta gratuita, feita para webmasters e blogueiros. Com ela é possível ver o que se passa em seus sites e blogs, permitindo indexar conteúdos de forma rápida, notificar o Google de mudanças realizadas neles. E é possível otimiza-los a partir das análises de  métricas e resultados orgânicos, desde que eles estejam submetidos ao Google.
Caso seu blog não esteja sendo visualizado pelo Google, na própria página você poderá consertar isso submetendo sua url, inserindo uma meta-tag no seu código-fonte e pedindo que o Google o reconheça. Feito isso fica fácil fazer todos os outros procedimentos de SEO. E o painel do Google Webmaster Tools tem a vantagem de ser super-amigável e auto-explicativa.

Depois de adicionar seu blog,  vá no separador Diagnostics > Crawl Errors .
A seção de erros de escaneamento (Crawl errors) examina os problemas de indexação X conteúdos e detecta os problemas de apresentação de seu site/blog na internet e em aparelhos móveis.
O erro mais comum é o 404:  significa que o robot do Google não encontrou a sua página e/ou ela deixou de existir. Se você altera a postagem e não cuida adequadamente do link isso vai sempre acontecer.
Outro problema são os sites que linkam diretamente para si e/ou para conteúdos do seu site que já não existem. Isso significa que você irá receber ligações de erro porque as páginas que o Google Bot irá visitar já não se encontram disponíveis. A solução para isso é contatar o autor do site/blog em questão e pedir-lhe que altere o link para que seja acessada, ou retire o link do seu blog.
Com os links diagnosticados vá fazendo os consertos na boa, sem pressa!

Outra opção é o XENU. Que você acessa por aqui:  http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html. É para  quem usa Windows na máquina - e até algumas versões do Linux. O procedimento deverá ser o mesmo. Diagnosticar o código fonte e sair atrás do prejuízo com paciência e tato.

Para quem tem Mac OSX 10.0 ou superior, com processador Intel na máquina existe uma ferramenta muito poderosa que faz o mesmo diagnóstico(claro, até com mais precisão!), mas dentro da limitação citada. É o  Integrity. O procedimento será o mesmo.
Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Vá com calma, consertando seus links um a um com paciência e tato. Em pouco tempo tudo estará de novo em ordem!

Agradeço pela atenção na leitura desta postagem. Não espero que seja de grande utilidade. Apenas que tenha despertado sua curiosidade em buscar suas próprias soluções.
E peço: se você, amigo leitor, encontrar um link quebrado no BLOG DO PROFEX, mande um alô via Comentários ou e-mail!
Bom domingo! Um grande abraço...
(imagens da postagem: Google)

11 comentários:

renatocinema disse...

Todo conselho, para melhorar, é válido.


Manter um blog é duro, complicado e vale a pena. kkk

Expedito Gonçalves Dias disse...

>>> Renato, que bom que voltou por aqui. Realmente é difícil, mas não impossível. Mas precisamos, como disse aí, de uma dose mais pesada de paciência e tato!
Abraços!

Elzinha disse...

Valeu pela dica. Suas informações são sempre bem vindas.
Um beijo

Expedito Gonçalves Dias disse...

>>> Elzinha, obrigado pela visita. Continue acompanhando as dicas. Volte sempre!

Orvalho do Céu disse...

Olá,
Confesso que já encontrei link assim... deixei pra lá...
Agora, com a sua informação, vou procurar me deter em ajudar...
Tenho pouco conhecimento na área e aprecio post assim...
Tem festa no Blog pra VC...
Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
Abraços fraternos e festivos de paz

Rosa Mattos disse...

Muito úteis essas informações. Realmente se não formos avisados, não saberemos que o link pode estar com problema.

Ótimo este seu espaço. E obrigada pela vista e comentário gentil no meu Contos. Grata!!

abraços/
Rosa Mattos

Expedito Gonçalves Dias disse...

>>> Orvalho do Céu, eu também não me preocupava. Mas ultimamente tenho tido mais cuidado. É trabalhoso, mas compensa. Vou lá conferir. Abraços!

>>> Rosa Mattos, Obrigado pela participação aqui. Que bom que gostou. Volte sempre!

Malu disse...

Confesso que aqui, ao seu lado, todos os dias, tenho aprendido muito.
Muitas coisas que daqui para frente posso melhorar e tornar meu blog mais profissional, mesmo que sempre amador... Porém um amador de qualidade!!! Beijinhos, Gatoso!!!!

Expedito Gonçalves Dias disse...

Malu: >> Somos amadores. Mais aprendizes que amadores. Estamos sempre aprendendo. E seu blog é sensacional e você sabe disso. Beijos!

Maria Adeladia disse...

Suas dicas são úteis e importantes.
Beijos e um fim semana com muita paz!

Expedito Gonçalves Dias disse...

>>> Maria Adeladia: Obrigado pela visita! Pelo comentário tão incentivador! A próxima postagem de dicas vai ser muito importante. Já está pronta. E fala sobre plágio na net. Fique atenta.
Volte sempre!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...