Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Da Fantasia de Caymmi e Andersen ao Hiper-realismo... da Copa!

Teatro Infantil e Adulto até debaixo dágua...
A experiência é inovadora! Encenação para público adulto e infantil foi um sucesso.

“Marina, a Sereiazinha é a mistura harmoniosa da brasilidade das músicas de Caymmi com o conto do dinamarquês Hans Christian Andersen, (…), quem espera ao ir assistir, encontrar uma dessas adaptações com final um feliz e clima praieiro despertados pelas músicas de Caymmi, engana-se de espetáculo. Marina é uma brilhante adaptação do conto de Andersen que não abandonou a essência do original.
http://compauta.com.br/7766/cultura/bonecos-contracenam-embaixo-dagua-na-peca-marina-100-anos-de-caymmi/
A Copa não é só Futebol...

Copa do mundo, arenas, turistas de todo lugar, Fifa, patrocinadores, conspirações - ingredientes de um evento que fatura bilhões e do qual participam quase todos os povos do planeta!
Mas esta Copa tem um ingrediente mais que especial... a INTERNET!
As trolagens e memes são formas de sucesso garantido nas visualizações. Exemplos de trolagem:
“O Fred é o maior trolador do mundo, se faz de jogador pra assistir o jogo de dentro do campo kkk” - @tom_brusque
“O Fred é tipo aquele BBB que não faz nada na casa, fica até o final e ninguém entende por quê.” - @juzao
“Três notícias ruim pro Brasil: Neymar saiu de maca, Thiago Silva tá fora do próximo jogo e o Fred passa bem!” - @indypliis
“O Felipão fez uma promessa de só cortar o Fred se o Brasil for campeão” - @nobreceara
“Alguns torcedores assistem ao jogo em casa, outros no estádio, o Fred assiste dentro de campo”
"Brasil é cheio de super-heróis, tem o Hulk, o Júlio César é o Buzz do Toy Story e o Fred que é o homem invisível" . Como se vê, o jogador FRED foi o principal personagem da seleção!
Os 'memes' e cards se tornaram os elementos mais importantes nas páginas dos internautas que os compartilham a cada gargalhada. Aqui você vai ficar sabendo sobre este fenômeno da comunicação e os memes mais replicados da Copa 2014. Boa leitura. Boa diversão!
Sexta Conferência do BRICS em FORTALEZA
A Imprensa brasileira, como sempre atrelada e comandada pelo neoliberalismo, faz questão de não noticiar muito o BRICS, não fazer nenhum alarde acerca desses países que se reunem com objetivos que fogem do

controle do MCE e dos EUA.
Os cinco chefes de Estado dos país integrantes do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul já confirmaram a presença na VI Conferência de Cúpula que ocorre nos dias 14 e 15 de julho, no Centro de Eventos, em Fortaleza, de acordo com o Governo do Estado. Às 10 horas do dia 15, a presidente Dilma Rousseff presidirá  a abertura do encontro de cúpula ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin; do primeiro-ministro da Índia, Narendra Damodardas Modi; do presidente da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Jacob Zuma.  
Ao que parece, desta conferência que reúne Chefes de Estado e muitos empresários internacionais, deve sair a criação de um banco mundial nos moldes do FMI. Todos sabem que quem é mais pobre paga juro maior. Um banco mundial 'socorre' os países pobres e os países ricos que mantêm o banco, fica cada vez mais rico... 
Mas um banco de emergentes é uma coisa nova. E vai contra os interesses dos donos do mundo. Por isso o boicote da mídia. 
A 6ª Conferência do BRICS já está marcada há muito tempo e só agora às vésperas a grande mídia fala dela. Mesmo assim, de forma bem comedida, nos cadernos de economia ou nas edições regionais.
Mas aqui mesmo no BLOGDOPROFEX você encontra na Página 12 (veja na lateral do blog como chegar lá), uma resenha atualizada do BRICS desde a sua criação.
Ficou desenhado que não há interesse em divulgar? 
Teorias da Conspiração... na Copa?
Gigantes de material esportivo disputando o título da Copa? Por enquanto, não passa de uma teoria conspiratória, mas a guerra entre Nike e Adidas mexe cada vez mais com o futebol no mundo. 
E até que ponto o Brasil foi levado por esses interesses? O que fica é que as negociatas entre as grandes empresas de suprimento e as grandes confederações são mais importantes que o futebol jogado. E como isso poderá ser evitado no futuro? Fica a matéria e as dúvidas por elas evocadas. Da dúvida nasce a luz. Quem dera tivéssesmos respostas de como realizar grandes eventos sem a especulação e as negociações desses homens da mala preta?

"A Fifa, segundo avaliação dentro da seleção, concedeu ao Brasil o direito de sediar a Copa de 2014 por questões políticas e interesses financeiros da própria entidade. Mas, no aspecto técnico, no campo de jogo, seria um desastre a seleção brasileira conquistar mais um título. " - texto retirado da matéria. Vale a pena ler: 
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/conspiracao-nike-e-adidas-disputando-o-titulo-da-copa-2014.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PragmatismoPolitico+%28Pragmatismo+Pol%C3%ADtico%29
Hiper-realismo: parece fotografia, só que não!
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. Como o próprio nome indica, o realismo é levado ao extremo, ou seja, acrescentam-se muitos detalhes às obras de pintura, desenho ou escultura, para que esse se aproxime o máximo possível da realidade.
Os hiper-realistas utilizam-se das cargas sociais ou emocionais de suas obras, contextualizando-as de modo a criar narrativas singular e cheias de poesia.

É importante notar o componente paradoxal do hiper-realismo: apesar das obras aproximarem-se da realidade a ponto de serem quase idênticos, não são a realidade. Essa simulação de realidade cria a ilusão de uma nova realidade, mais complexa e, principalmente, mais subjetiva.
Veja mais clicando abaixo:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/hiper-realismo-parece-fotografia-mas-nao-e-surpreenda-se.html 
Volte Sempre!
Curta o blog também no Facebook: https://www.facebook.com/ExpeditoProfex
e


6 comentários:

Joseph Shafan disse...

Caro amigo Guru: continuo parafraseando Hamlet (Shakespeare): "há mais mistérios entre a FIFA e o Felipão do que julga a nossa inocente geografia". O suposto técnico ou pseudo-técnico escalou em pleno século XXI a seleção numa formação 4-2-4 que foi abandonada pelo Brasil (o último a fazê-lo) em 1966 após duas derrotas seguidas por 3 X 1 (Hungria e Portugal). Foi de dar pena, aos próprios jogadores, que não se deram conta da armadilha a que foram submetidos. O Parreira sabia e sabe. Como diz o velho adágio "Espreme que entrega". Abraços! Kawuka.

Expedito Gonçalves Dias disse...

Pois é, Kawuka. Leigo que sou de futebol, de cuja arte eu só sei torcer, aplaudir ou chorar, fiquei sem chão naquele jogo fatídico. Talvez em toda minha vida tive dois ou três pesadelos iguais. Um choque que nos traz a realidade para mais perto.
Valeu pelo comentário e apareça mais vezes. Precisamos um dia desses combinar um encontro. Porque não junta a companheira e vem visitar a terra do ET?
Abraços!

Expedito Gonçalves Dias disse...

>>>JRMessias:
Oi, Messias. Na verdade é mais do que uma simples terceira via. É o primeiro passo para uma nova Ordem Mundial. O que manda hoje é a grana. E quem manda no BMundial manda no mundo. Ninguém protesta contra as grandes injustiças promovidas pelos grandalhões do Banco Mundial.
E agora o BRICS nasceu mais forte que o Banco Mundial. Tem mais poder de fogo. Mais capital e lastro.
Então o mundo vai ter de ouvir a opinião de quem tem mais dinheiro.
Antes era quem tinha a bomba era ouvido.
Hoje quem tem poder de barganha (grana) e informação é respeitado.
Pode saber que Dilma está cuidando deste outro segundo ítem: Informação.
Na próxima gestão ela deverá estar cuidando de uma agência de notícias e de uma TV nos moldes da RAI italiana. E uma forma de contrapor à informação na rede com cabos de fibra ótica que unirão os continentes para contrapor-se à internet estruturada de hoje que o neoliberaismo já tomou conta...
Abraços e obrigado por participar do blog!
Profex.

Tais Luso disse...

rss, acabou a fama "Brasil o país do futebol". Ainda bem... Esse país tem prioridades sérias. Tudo foi vergonhoso, mesmo o que ficou após a Copa, ou seja, nada! Tudo voltou ao normal, com exceção das dívidas enormes.
Quanto à obra hiper-realista, é fantástica, conheço várias desse artista.
Grande abraço!

Silenciosamente ouvindo... disse...

A Fifa é que lucra com a realização
desses campeonatos e os futebolistas
que conseguem transferências super-
-milionárias...Os povos dos países
que os organizam ficam sempre mais
pobres. Isso aconteceu também
em Portugal.
Bj.
Irene Alves

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Profex. Nem fala dessa Copa, que vergonha.
O Brasil parecia estar totalmente invisível em campo, não somente Fred, infelizmente.
Uma Copa bilionária que não adiantou de nada, parece mais ter sido vendida.
Tenha um dia de paz.
Beijos na alma

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...