Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tansblogando - Bom Senso X Senso Comum


Venho sempre falando nos meus pitacos no rádio sobre o Caminho do Meio, que poderíamos chamar de Bom Senso, do Equilíbrio.. E há tempos queria passar aqui as idéias que estou sempre falando lá, pros nossos ouvintes diários. Nem sempre pensamos com bom senso, mas na maioria das vezes acabamos por agir com 'bom senso' em função das pressões da sociedade, e sucumbimos diante do medo da opinião de nossos pares: "o que será qe vão pensar de mim?..."
Mas essa ação maquiada ainda não tem nada a ver com bom senso verdadeiro.
Esse preâmbulo é necessário para daqui a pouco fazer uma indicação...
Bom senso...veja bem:'senso', vem de sentimento. Quando agimos assim ou assado em função da pressão social estamos apenas fugindo de sermos massacrados. Mas lá no fundo, sabemos o que é o certo e o errado, consequentemente sabemos onde estamos indo.
Sentimo-nos bem, em todos os sentidos, livres e com aquela sensação de estarmos servindo, ajudando a máquina social. É quando nossa vida vai bem e estamos obtendo vitórias em nossos empreendimentos. Sentimos algo agradável, um sentimento bom..
Mas bom senso é bem diferente de senso comum: Em determinado momento nós estamos certos em nossa posição solitária, mas o grupo social, a sociedade como um todo, pode estar  absolutamente equivocada. Podemos ver isso rapidamente ao evocarmos a idéia dos grandes conflitos sociais, as guerras entre nações, por exemplo. Pura falta de bom senso! Naquele momento entretanto a razão evapora e todos são tomados pela urgência, pela premência e pelo absurdo. Cria-se, então, um senso comum de medo, e coletivamente o homem entra num outro nível energético próximo da condição puramente animal.
Eu disse tudo isso para deixar, agora sim, uma indicação de leitura de um texto da amiga Maria José Rezende, de Brasília, em seu blog Arca do Autoconhecimento. Nas minhas andanças pela blogosfera vou visitando os novos amigos que encontramos em função da gostosa tarefa de blogar e encontro pérolas, grandes achados!..
E num texto primoroso e bem humorado ela fala da crise de identidade por que passa nossa sociedade, num momento em que trocamos os pés pelas mãos, o falecimento do bom senso. Clique aí e dê uma lida!..
No blog do Vinícius Sprada Maia, Vini Sprada, a reflexão sobre bom senso parte de uma crônica de Alexandre Garcia e vem corroborar a tese de que bom senso e bom sentimento são sinônimos: A vida, a felicidade e a paz são caminhos e não o destino. E só o caminho do meio pode proporcionar este estado de bem estar.
Elber Rizziole no seu estiloso site Liberdade, o quadrante de todos os crescimentos traz algumas regras para se viver com qualidade de vida, regras claras de bom senso.
Pois bem, nesses tempos bicudos de muita informação e pouco aproveitamento, de quebra de valores, de pura transição, quero deixar um carinho especial pra primeira autora, a querida Maria José, dizendo-lhe que a indignação diante de tantos disparates e incongruências tem razão de ser. Mas quero deixar também o meu registro de que nem tudo está perdido! No momento em que o mundo mais precisa das minorias, elas vão surgindo para equilibrar e despertar-nos para que aceitemos a volta do bom senso ao noso meio. E são pessoas como ela, que fazem a diferença!
E seguindo seu conselho, Maria José, estou repassando sua informação. Divulgo sua nota de falecimento do bom senso, na esperança que renasça algum dia no coração de todos um senso comum de humanidade e cooperação.
E por que faço isso? Pra que isso? O que é isso?... Bom senso! Este sentimento gostoso que me invadiu e me fez escrever essas linhas, assim, do nada, apenas para compartilhar a idéia de que lá no fundo da alma do homem ainda existe esperança. E que pessoas como esses blogueiros citados ainda se preocupam em produzir conteúdos intrigantes que induzem à reflexão sobre a condição humana.
Eu continuo  'caminhando' e observando essa paisagem cibernética, sem pensar no destino, pois esse a Deus pertence. Se surgir outro comunicado importante, eu trago aqui. De boa!
Um abraço a todos!
¡oƃıɯɐ ɯn ɐɹɐd ǝpuɐɯ ǝ ǝʇuǝɯoɔ ¿ʇsod ǝʇsǝp noʇsoƃ
Postado por Profex
(crédito da imagem:http://www.sxc.hu)

Um comentário:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Expedito, meu amigo. Estou sem palavras. Você escreve muito bem e conseguiu sintetizar informações de vários blogs, dando o seu toque pessoal e de grande profundidade. Parabéns. Estarei sempre passando por aqui. Beijos, amigo, e tenha uma semana feliz.

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."