Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mande a Sua! - Conheça como agem os SPAMMERS.

LEU? GOSTOU? COMPARTILHE!
O texto de hoje  foi enviado a este blog por Dorival Bonacéia por e-mail (dorivalbr@gmail.com). Achei interessante, pois muita gente boa ainda continua a mandar suas 'correntes' por e-mail com aqueles pps lindos e aparentemente inofensivos e não sabem que esses e-mails trazem junto o perigo. É um bom Alerta! Dori mantém o blog Dorival B. Jr. Consultoria em Tecnologias. Confira aqui: http://dorivalbjr.blogspot.com
Amigo Dorival, aqui a sua postagem!

Você sabe o que é um Spammer?

Os spammers são pessoas que praticam o SPAM, ou seja, enviam diversos e-mails ou qualquer outro tipo de mensagem para diversas pessoas, sem que elas tenham autorizado, na maioria das vezes essas mensagens contém um vírus do tipo keylogger.

Objetivo

O objetivo dos spammers na maioria das vezes é disseminar malwares a fim de criar botnets, que são redes de computadores zumbis, dessa forma eles poderão enviar ainda mais SPAM, para ainda mais usuários, além é claro de obter diversas senhas e contas das vítimas, pense nisso como uma praga, que vai se multiplicando, aonde 5 viram 25 que viram 625 que viram 390625 e assim por diante, logo, a cada computador infectado, dezenas de novas pessoas podem receber spam, através desse computador infectado, até mesmo os contatos pessoais do usuário do computador infectado, passaram a estar suscetíveis  a SPAMs.

Técnicas usadas

A técnica usada pelos spammers para enviar emails em massa, consiste em programas específicos para esse tipo de tarefa ou até mesmo simples páginas em PHP, programadas para receberem diversos destinatários. Como a maioria dos provedores de hospedagem limitam o envio de e-mails, já para evitar spam, os PCs zumbis ficam responsáveis pelo trabalho pesado de envio dos emails.

Quando estamos falando de outros tipos de spam como por exemplo em redes sociais, a técnica usada pelos spammers, consistem basicamente na exploração de falhas da rede social, que permitam infectar as contas da rede, fazendo com que as mesmas enviem mensagens para outras contas, que por sua vez, vão enviar mais mensagens para outras contas e assim por diante. Com a popularização das redes sociais e principalmente do Twitter, o tipo de ataque descrito acima estão virando cada vez mais comuns, e meio que tornou um novo atrativo para os spammers, afinal receber e-mails de remetentes que você nunca viu é uma coisa, agora receber uma mensagem de um dos seus amigos no Orkut por exemplo, é outra coisa totalmente diferente, isso faz com que o ataque tenha mais chances de ser bem sucedido.

Quem esta por trás dos SPAMs?

Ao contrário do que muitas pessoas acham, os spammers nem sempre são usuários maliciosos que tem como objetivo a mais pura e completa propagação de vírus. Hoje existem muitas empresas, principalmente de vendas, que estão por trás de SPAMs, o objetivo dessas empresas é só um, divulgar o seu produto, mesmo que você não esteja interessado.


Como conseguiram meu email?

Quem nunca recebeu um spam? … Você? Não? … E você? Também não? … Hoje em dia eu me arrisco a dizer que não existe nenhum usuário de email e nem de redes de relacionamento, que nunca na vida tenha recebido um spam, mas calma ai, se você não anda em sites errados, se você escolhe bem as amizades e se você nunca forneceu o seu e-mail para nenhuma empresa de marketing, como que eles te encontraram?

Para conseguir diversos emails alvos, os spammers usam diversas técnicas e fontes, para que possam juntar o máximo de contas de emails possível, como por exemplo, invasão a sites que façam cadastramento, além é claro dos vírus automatizados que fazem com que uma pessoa, envie o mesmo vírus para todas as pessoas que ela conhece, alguns spammers ainda divulgam em fóruns e comunidades, todos os emails que ele conseguiu, para colaborar com outros spammers. 


Como se proteger?

Apesar dos clientes de e-mails e algumas redes de relacionamento possuírem anti-spam (filtros), que conseguem bloquear alguns e-mais, isso não é suficiente para bloquear um bom spammer, afinal, existem várias formas de burlar esses filtros. A melhor forma de se proteger sempre foi e continua sendo você, então, nunca acesse um link e nunca abra um arquivo enviado por pessoas que você não conheça!

Finalmente …


Enquanto houver uma forma de divulgar mensagens em massa, os spammers estarão presentes, explorando recursos e meios que possibilitem a disseminação de vírus e/ou propagandas, fazendo vítimas e enchendo muuito o saco de pessoas que já conhecem essa técnica e não estão nenhum pouco a fim de cair nela!!!

Agora, dê uma de spammer e espalhe esta!
(Crédito da imagem:bobeirasemgeral.blogspot.com)


a partir de 14/01/2011
Postado por Profex

8 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela minha matéria publicada no seu blog. Muito obrigado mesmo!!!

Penélope disse...

Éh!!!
Vivendo e aprendendo...
Nada é seguro! Tudo é arriscado.
Coisas da modernidade... há que se pagar um preço sempre.
Beijinhos, meu Menino

Guria Faceira disse...

olá guri!!!
bem todos sabemos q nada mais é seguro ainda mais se falando de net
i é impresssionante como as pessoas não resitem a praticar o mau.

bjim

Borboleta no Casulo disse...

Nossa obrigada pela dica!! Não sbaia de nd disso pra varias rs!
Bjs

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

>>> Dorival, caro amigo. Mande mais! rs rs Grande Abraço!

>>> Eh, Malu, minha menina, vamos agir como os GRANDES, pagar, mas pagar o mínimo...

>>> Pois é Jucifer, o SPAM também é usado para o 'bem'. Pra divulgar produtos, marca... mas cautela e caldo de galinha sempre é bom.
Grande abraço!

>>> Borboleta no Casulo: Viu só? Já imaginou outras práticas a que estamos habituadas, que consequências podem trazer?!...
Obrigado pela visita!

Rafaela Venturim disse...

Muito bom! Informativo e essencial!
Nunca entendi direito sobre SPAM e essas coisas, por isso adorei o post, rsrsrs.

Unknown disse...

Muito bom este post, boa dica; obrigada por compartilhar!
Um grande abraço

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

>>> Rafaela ;> quase ninguém entende e porisso se espõe demais aos riscos que a net oferece. Que bom que tenha gostado. Volte sempre!

>>> Neusa :> Eu que agradeço a sua visita, Neusa. Obrigado pela companhia.Grande Abraço!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."