Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mande a sua! - Feliz Vírus Novo!

LEU? GOSTOU? COMPARTILHE!
Mais um texto elucidativo enviado a este blog por Dorival Bonacéia por e-mail (dorivalbr@gmail.com). Mais um bom alerta em poucos dias do Dori, aqui no blog! Ele nos faz um histórico dos grandes vírus disseminados na Internet. Dori mantém o blog Dorival B. Jr. Consultoria em Tecnologias. Confira aqui: http://dorivalbjr.blogspot.com
Amigo Dorival, o Blog agradece! Aqui a sua postagem:

Com a chegada de 2011, além de passarmos para um novo ano, passamos também para uma nova década. Sendo assim porque não, ao invés de fazermos uma retrospectiva do ano de 2010, fazer também uma retrospectiva da década passada, com fatos que marcaram os últimos dez anos?
Pensando nisso a Computerworld criou uma lista com os dez dos maiores perigos tecnológicos enfrentados de 2000 a 2010 – 2012, dentre esses perigos estão ameaças reais e ameças falsas ou 'falso-positivos'. Veja abaixo a lista da Computerworld com os meus comentários de cada ameaça:

1. Y2K
Ano: 2000
Descrição: O Y2K ficou conhecido também como o bug do milênio, quando todos os relógios computacionais que usassem dois dígitos para armazenar o ano, teriam problemas de lógica por zerar novamente o ano, por exemplo: 99 (1999) – 00 (2000), porém esse erro foi previsto antes mesmo da chegada do novo milênio e o problema foi solucionado, evitando erros nos sistemas.

2. Worm Conficker
Ano: 2008 – 2009
Descrição: Conhecido também como Downup, o Conficker atacava computadores Windows, explorando vulnerabilidades do próprio sistema. Ao infectar o alvo, o PC do mesmo se tornaria um zumbi, podendo ser controlado pelo autor do ataque. Ao que tudo indica mais de 10 milhões de computadores foram afetados, e esse foi o maior ataque desde 2003.

3. Worm Mydoom
Ano: 2004- 2009
Descrição: O Mydoom começou a se espalhar via mensagens de emails em Janeiro de 2004, as pessoas que baixassem o anexo a mensagem e o executasse, teria o seu PC infectado e passaria essa mesma mensagem para todos os seus contatos. O criador do Mydoom nunca foi encontrado, porém pesquisadores afirmam que o ataque se originou na Rússia.

4. Anonymous
Ano: relatado em 2007
Descrição: A KTTV Fox 11 News em Los Angeles, publicou em 2007 um relatório sobre um grupo denominado Anonymous; segundo o relatório esse grupo deveria ser temido por autores de crimes devastadores. Esse mesmo relatório ainda citava frases assustadoras como “hackers com esteróides” e “terroristas domésticos”. Claro que tudo não passou de um engano, na verdade Anonymous não era um grupo especifico, e sim um nome dado para qualquer grupo de usuários aleatórios.

Coincidência ou não 3 anos mais tarde (2010), uma serie de ataques DDoS atribuídos a sites que foram contra o apoio ao WikiLeaks, foram assumidos por um grupo ai sim chamado “Anonymous”, essa história vocês já devem conhecer. (!)

5. rastreamento RFID
Ano: 2002
Descrição: O RFID ou Radio Frequency Identification (Frequência de rádio de identificação) pode ser encontrado principalmente em chips. Ele foi criado para que empresas ou órgãos governamentais ou de segurança, possam identificar e/ou monitorar desde um simples objeto até documentos como passaportes, a principio a idéia parecia ser boa, mas olhando por outro lado, ter um chip em seu bolso, que possa ser usado para lhe achar ou até mesmo obter informações sobre você, não é algo tão bom assim, tendo em vista que todos nós (com exceção dos participantes do BBB) queremos privacidade, logo esse assunto tornou-se polêmico.

6. ILOVEYOU
Ano: 2000
Descrição: Esse vírus foi citado no MHCast 3 – Vírus de computador. O ILOVEYOU era um worm que se espalhava via email e exigia que o usuário executasse um arquivo malicioso escrito em Visual Basic Script (VBS), para isso os autores do vírus deram o nome para o script de: “LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT.vbs. Quando executado, o worm mandava a mesma mensagem para os 50 primeiros contatos do usuário no Windows Address Book, além de substituir alguns arquivos .JPEG e .DOC por cópias de si mesmo.
Contabilizando tudo, o worm ILOVEYOU infectou mais de 50 milhões de computadores Windows e causou um prejuízo de mais ou menos US$ 5,5 bilhões em indenizações!

7. Technology-induced plane crashes ou Tecnologia induzida por acidentes de avião
Ano: 2000
Descrição: Quem já viajou de avião sabe que antes do avião decolar, todos os passageiros são alertados a desligarem os celulares para evitar acidentes com o avião, o argumento é que o sinal do aparelho pode interferir nos sistemas da aeronave, porém isso foi desmentido e provado que dificilmente um celular poderia interferir no sinal de comunicação do avião, até porque se isso fosse realmente verdade, eu acho bem difícil que autoridades deixariam todos os passageiros entrarem com uma bomba digo celular no bolso, ou você acha mesmo que todos os passageiros desligam os seus celulares :D ? Imaginem um terrorista “Vou derrubar o avião! Você vai ativar a bomba? Não, vou ligar meu iPhone!“.

8. Worm Witty
Ano: 2004
Descrição: O Witty explorava uma falha no firewall da Internet Security Systems e pacotes de segurança, ao infectar um computador ele se espalhava rapidamente porém destruía o computador lentamente. Apesar do Witty ter infectado apenas 12 mil computadores, nenhum desses computadores eram domésticos, logo o prejuízo seria maior.

9. Worm Koobface
Ano: 2008 (novas variantes)
Descrição: O Koobface é um vírus transmitido via mensagens no Facebook e é capaz de infectar os três principais sistemas operacionais (Windows, Mac e Linux). Ao infectar um computador o usuário infectado irá mandar a mesma mensagem maliciosa do Koobface para todos os seus contatos no Facebook. O Koobface já infectou cerca de 500 mil computadores.

10. 2012
Ano: 2012
Descrição: Apesar de 2012 já fazer parte dessa nova década, esse ano (2012) é talvez o maior de todos os perigos tecnológicos, afinal se a profecia maia e outros estudiosos estiverem certos, no dia 21/12/2012 será o fim do mundo e da tecnologia que conhecemos .
Para ver a lista e mais detalhes acessem o site da Computerworld
E Feliz 2011, 2012 !...
(Fonte das imagens: drsubida.com -e-  fraternidadebranca-luzdanovaera.blogspot.com)
 
a partir de 19/01/2011
Postado por Profex 

6 comentários:

Anônimo disse...

Legal muito obrigado pela minha matéria publicada no seu blog.

Lindalva disse...

Olá rapaz aportastes em minha Ilha e vim a nado conhecer teu cantinho. Já me deparei com a interessante postagem de hoje. Parabéns pelo textos e dicas. Olha estou te seguindo, assinei teu livro de visita e estou levando teu banner para colocar no meu cantinho de parceiros. UFA :-). beijos e um restinho de semana de muita inspiração!

Anônimo disse...

Ótimo post de esclarecimento!!

Bjs!

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

>>> Dorival:> Dori, olha ocê aqui traveiz!
Coisas boas devem ser divulgadas.E, fora os e-mails hilários que me manda, os técnicos são demais. Sou eu a agradecer a colaboração. E fica o convite aos demais leitores para mandarem suas dicas...Grande abraço!

>>> Lindalva:> Que bom que você veio. Quanta amabilidade. Fico agadecido. Imensamente, pelas palavras e pelos gestos. Grande abraço!

>>> Daniele:> Que bom que você veio! Obrigado pela visita, volte sempre!

Anônimo disse...

Olá profex, parabéns pela postagem, muito interessante.

Mauro Brondani disse...

É muito vírus pra minha cabeça,rs,rs..
excelente post,ótimas dicas!!!
valeuuu...
abçs!!

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."