Abrir popup
Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

ECOS POÉTICOS - Augusto dos Anjos

Todos trazemos dentro de nós reminiscências que carregamos ao longo dos anos. Ecos de trechos lidos ou ouvidos que ficaram gravados em nosso íntimo e que de vez em quando, ao sabor da sorte, disparam os gatilhos da memória, levando-nos a eras e lugares remotos já vividos e visitados.
Neste espaço eu trago alguns deles para sua apreciação.
Este, por exemplo faz parte do Livro Eu e Outras Poesias, de Augusto dos Anjos, poeta ímpar, inclassificável na literatura, incomparável na profundidade. Livro que adquiri em 1977, em Santos, numa de minhas férias com a família quando trabalhava na Petroquímica União, em Capuava-Mauá-SP. Lembro-me bem da cena ao adquirir o livro e do local: Livraria Atlântica, na Avenida Ana Costa. E do vendedor que me atendeu, atencioso, ao mesmo tempo curioso pela minha aquisição, o que levou a um bom bate-papo  sobre o instigante Autor das palavras que se seguem. Desculpe, mas era importante colocar este detalhe e acrescentar que este livro permanece bem aqui na estante sempre à mão, para reler e reler e....

Ao Luar
Quando, à noite, o Infinito se levanta
à luz do luar, pelos caminhos quedos,
minha táctil intensidade é tanta
que eu sinto a alma do Cosmos nos meus dedos!

Quebro a custódia dos sentidos tredos
e a minha mão, dona, por fim de quanta grandeza,
o Orbe estrangula em seus segredos,
todas as coisas íntimas suplanta!

Penetro, agarro, ausculto, apreendo, invado,
nos paroxismos da  hiperestesia,
o Infinitésimo e o Indeterminado...

Transponho ousadamente o átomo rude.
E, transmutando em rutilância fria,
encho o Infinito com a minha plenitude!     


Autor: Augusto dos Anjos 
(20/04/1884 a 12/11/1914)

Nenhum comentário:

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.verificar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...