Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mande a Sua - A voz que clama no deserto...

LEU? GOSTOU? COMPARTILHE!
 O texto de hoje foi enviado por Giselle Figueiredo de Varginha-MG, por e-mail:  lejadore@hotmail.com
 Trata-se de uma matéria sobre o assunto da semana, a mediação do presidente brasileiro diante do impasse nuclear envolvendo o Irã e as potências nucleares, num artigo da imprensa que ela julgou ser esclarecedor.
Giselle, aqui a sua postagem!
  
 Uma vitória inegável

Depois de estar perdendo no primeiro tempo, o presidente Lula virou o jogo e ganhou a partida, nas planícies do Irã. Se vai conquistar o campeonato, fica para depois, mas a vitória foi tão promissora quanto surpreendente.

O país dos aiatolás negou mas acabou aceitando fazer na Turquia a troca de combustível nuclear. Mandará 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento e receberá, no prazo máximo de um ano, 120 quilos enriquecidos a 20%, sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica.

Resta saber se a comunidade das potências nucleares abandonará a postura de  má-vontade, aceitando o acordo capaz de evitar sanções econômicas já preparadas há meses. Em  uma semana o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidirá.

Indaga-se qual a tática utilizada pelo presidente brasileiro para dobrar a intransigência  do presidente Ahmadinejad. Não terá sido pela promessa de financiar um bilhão de euros para o Irã importar nossos alimentos.  Nem soja,  nem arroz, nem jaboticabas conseguiriam tanto. Mais provável é que o Lula tenha lembrado ao anfitrião  a sombra iminente  de uma conflagração que o Brasil não teria condições de evitar. De qualquer forma, registrou-se  sucesso onde o fracasso  parecia certo, depois de 18 horas de diálogo ininterrupto em Teerã, de  domingo para segunda-feira.

Há quem desconfie que os iranianos conseguiram ganhar tempo,  persistindo  na intenção de fazer a sua bomba atômica, pois mantiveram a disposição de não aceitar que  suas usinas nucleares sejam fiscalizadas.

O episódio revela algumas novidades, além da evidência de que o Brasil entrou com sucesso nas negociações do clube das nações influentes do planeta. Não fosse a ação do presidente Lula e o impasse continuaria, próximo até de uma ação militar dos Estados Unidos  contra o Irã.

Mas tem mais. Ficou claro que a Turquia, aceitando enriquecer urânio iraniano,  também dispõe de condições para fazer sua bomba atômica, ainda que seu governo tenha assinado todos os tratados de não proliferação de  armas nucleares e não demonstre estar trabalhando em silêncio.

Também é óbvio que o Irã,  podendo dispor de 1.200 quilos de urânio para enviar à Turquia, terá muito mais do que o dobro em seus arsenais.

Outra conclusão a tirar refere-se à postura das potências nucleares:  continuarão arreganhando os dentes para o governo de Ahmadinejad, lembrando a fábula do lobo e do cordeiro, ou descobrirão que debaixo da pele deste permanecem garras e presas daquele?

Em suma, tratou-se do mais arriscado lance de nossa política externa, nas últimas décadas. Desde que o general Ernesto Geisel assinou o acordo nuclear com a Alemanha e rompeu tratados militares com os Estados Unidos que não se via coisa igual. E permanece, no fim das contas, aquela velha pergunta: se eles podem, porque não podemos nós?
 
Dividendos internos

Não haverá como negar, o presidente Lula desembarca no Brasil, esta semana, como grande vitorioso. Importam  menos os sorrisos de descrédito e as dúvidas de Hillary Clinton ou do primeiro-ministro Netaniahu. A vitória no Irã, agora, passa a moeda de troca na política interna. Especificamente, na sucessão presidencial.

José Serra jamais poderia considerar-se derrotado ou, muito menos, haver torcido para o malogro das negociações de nossa diplomacia. Mas Dilma Rousseff emerge outra vez como herdeira do sucesso do padrinho. Em vez de ficar pendurado no pincel, sem escada, lá em Teerã, o presidente Lula trouxe em sua bagagem, figuradamente, é claro, um daqueles macios e luxuosos tapetes voadores persas,  para dar de presente à candidata.
-Texto de Carlos Chagas
Fonte: Tribuna da Imprensa

Foto/AFP  
Se na sua viagem pelo ciberespaço você encontrou algo que mexeu com a sua emoção, ou com seus brios compartilhe! Se tem uma dica, utilidade pública, aquele poema ou artigo guardado na gaveta e gostaria de vê-lo publicado, mande pra cá. 
Você pode ajudar, enriquecer este blog ou tocar o coração de alguém!
Envie pra mim, com a devida fonte, autor, etc.  E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
A comunidade do Blog do Profex vai agradecer, com certeza!

2 comentários:

Unknown disse...

Oi amigo indiquei seu blog para o prêmio Prêmio Sunshine Award , vide : http://alexandreluz.blogspot.com/2010/05/premio-sunshine-award-indicacoes.html Dê uma olhadinha!

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Obrigado, Alexandre. Gentileza sua! Coloquei o link do seu aqui no blog. Estamos em contato. Bom termos amigos por ai...

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."