Poesias, Varginha-Terra do ET, BRICS, Dicas, Frases e Reflexões...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mande a Sua - Despedida do TREMA

A presente matéria foi enviada a este blog pelo amigo Edison Alves Ribeiro, do Photolab. (photolab@ig.com.br). É um desses e-mails que circulam pela net, falando sobre as mudanças ortográficas. Obrigado, compaheiro. Participe sempre!


Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.
Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disse que seu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "Kkk" pra cá, "www" pra lá.
Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...
Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.

Adeus,
Trema.


Imagens do google: leonardooaprendiz.blogspot.com

12 comentários:

Athila Goyaz disse...

Muito bem escrito, muito interessante a abordagem do texto... criatividade 10!
Abraços!

Lucia disse...

Olá meu amigo, boa noite. Perfeito texto, assim é não é mesmo? Assim foi com os Ph da vida, se escrevia Pharmacia, minha mãe mesmo usa o Ph no nome, muitas mudanças, daqui a pouco iremos estar nos kkk da vida e os www. Excelente texto, parabéns a seu amigo. Excelente final de semana.

cidinha disse...

Olá professor! O texto é bom de mais.Muito interessante,será que alguém sentirá saudade? creio que não!rs,rs...grande abraço.

M. disse...

Muito bom texto. Uma análise bem humorada de um assunto sério. É assim que eu gosto:)


Por cá também se discute muito a nossa "rendição" ao "brasileiro"...

Não gosto de mudanças artificiais e com objectivos pouco claros...Veremos...

Marly Bastos in "palavreados ao vento" disse...

Vamos sentir sim falta do trema. Hoje sabemos como se pronuncia, enxague, averigue, consequência... Mas, daqui a uns anos, não sei como farão para distinguir os fonemas.
Bom texto Profex
Abraços

Ingrid disse...

boa dica mesmo..
beijos profe..

* Verinha * disse...

Fantástico texto!.. Muito bem elaborado!

Uma beijoca em seu coração..
Verinha

Zelia Leite disse...

Uma boa análise e muito oportuna
Achei o seu blog muito interessante e instrutivo.
Grande abraço.

Van disse...

hahaha dei muita risada com esta despedida dramática do trema, grande criatividade do autor.

Beijos Expedito!

Fred Caju disse...

Hahahahahahahaha! Genial!

Priscila Rodrigues disse...

Hahaha.. muito bom mesmo!!!

Ficou pobre o português com essas reformas, mas.. quem sabe um dia volta.

Seu blog é show, amigo, gostei da sua visita e a oportunidade de conhecer e seguir o seu tbem.

Essa semana devo voltar ao blog, vamos ver.

Um beijo e obg ^^

OutrosEncantos disse...

... e fechou com chave de ouro:

"saio da língua para entrar na História"!

adorei, amigo.
beijo.

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: professorexpedito.radialista@hotmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...