A presente matéria foi enviada a este blog pelo amigo Edison Alves Ribeiro, do Photolab. (photolab@ig.com.br). É um desses e-mails que circulam pela net, falando sobre as mudanças ortográficas. Obrigado, compaheiro. Participe sempre!
Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.
Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disse que seu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "Kkk" pra cá, "www" pra lá.
Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...
Adeus,
Trema.
Imagens do google: leonardooaprendiz.blogspot.com
Imagens do google: leonardooaprendiz.blogspot.com
12 comentários:
Muito bem escrito, muito interessante a abordagem do texto... criatividade 10!
Abraços!
Olá meu amigo, boa noite. Perfeito texto, assim é não é mesmo? Assim foi com os Ph da vida, se escrevia Pharmacia, minha mãe mesmo usa o Ph no nome, muitas mudanças, daqui a pouco iremos estar nos kkk da vida e os www. Excelente texto, parabéns a seu amigo. Excelente final de semana.
Olá professor! O texto é bom de mais.Muito interessante,será que alguém sentirá saudade? creio que não!rs,rs...grande abraço.
Muito bom texto. Uma análise bem humorada de um assunto sério. É assim que eu gosto:)
Por cá também se discute muito a nossa "rendição" ao "brasileiro"...
Não gosto de mudanças artificiais e com objectivos pouco claros...Veremos...
Vamos sentir sim falta do trema. Hoje sabemos como se pronuncia, enxague, averigue, consequência... Mas, daqui a uns anos, não sei como farão para distinguir os fonemas.
Bom texto Profex
Abraços
boa dica mesmo..
beijos profe..
Fantástico texto!.. Muito bem elaborado!
Uma beijoca em seu coração..
Verinha
Uma boa análise e muito oportuna
Achei o seu blog muito interessante e instrutivo.
Grande abraço.
hahaha dei muita risada com esta despedida dramática do trema, grande criatividade do autor.
Beijos Expedito!
Hahahahahahahaha! Genial!
Hahaha.. muito bom mesmo!!!
Ficou pobre o português com essas reformas, mas.. quem sabe um dia volta.
Seu blog é show, amigo, gostei da sua visita e a oportunidade de conhecer e seguir o seu tbem.
Essa semana devo voltar ao blog, vamos ver.
Um beijo e obg ^^
... e fechou com chave de ouro:
"saio da língua para entrar na História"!
adorei, amigo.
beijo.
Postar um comentário